CadÚnico apresenta novas regras

• Foto: divulgação
Publicada em: 22 de Fevereiro de 2024 - 11h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Em Rio das Ostras, aproximadamente 30 servidores municipais participaram de uma reunião estratégica para alinhamento. Foto: divulgação

O Governo Federal relançou o programa Bolsa Família, trazendo consigo uma série de mudanças nas regras para averiguação e revisão cadastral do Cadastro Único (CadÚnico). Em Rio das Ostras, aproximadamente 30 servidores municipais participaram de uma reunião estratégica para alinhar os procedimentos necessários durante o processo de averiguação de 2024.

A averiguação cadastral é importante quando o Governo identifica informações divergentes ou inconsistências no CadÚnico, após realizar o cruzamento de dados com outros bancos de informações federais. Este procedimento visa garantir a eficiência e a transparência no repasse de benefícios sociais, assegurando que o programa atenda de maneira adequada às famílias em situação de vulnerabilidade.

A revisão cadastral é parte integrante das novas diretrizes do programa. O Governo Federal solicita às famílias que realizem a atualização de seus dados no CadÚnico quando o responsável não presta informações há mais de dois anos. Essa medida visa manter o cadastro atualizado e condizente com a realidade socioeconômica das famílias beneficiárias.

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Departamento de Gestão de Benefícios e Convênios da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma capacitação com os profissionais que atendem os usuários do CadÚnico. “A iniciativa tem como objetivo desenvolver competências nos entrevistadores sociais e digitadores, que desempenham papel fundamental no atendimento à população para inclusão e atualização do Cadastro Único”, explica Jeane Félix, responsável por coordenar as ações de Educação Permanente na Semas.

Durante a reunião de alinhamento, os servidores foram orientados sobre as novas diretrizes, procedimentos e a importância do trabalho em equipe para garantir a eficácia do processo de averiguação e revisão cadastral. A qualificação desses profissionais é considerada fundamental para assegurar que as ações sejam realizadas de forma eficiente, promovendo a justa distribuição dos benefícios sociais e contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias atendidas pelo Bolsa Família.

O Governo Federal reforça a importância da colaboração de todos os entes envolvidos nesse processo, desde os servidores municipais até os beneficiários do programa, para que o CadÚnico permaneça como uma ferramenta eficaz na identificação e atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social. A transparência e a cooperação são essenciais para o sucesso dessa iniciativa que visa construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família no município, Adeniusa dos Santos Constancio que aplicou a capacitação, explica que o treinamento de toda a equipe é necessário para que seja prestado um serviço de qualidade à população que diariamente é atendida nos CRAS.
“O maior intuito é mantê-los atualizados das mudanças que veem acontecendo em todo território nacional e relação aos Programas Sociais, e também para que seja realizado novos planejamentos para atingir este público que foi identificado por estes novos processos”, explica.

CADÚNICO – Criado em 2001, por meio do decreto nº 3.887, o Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou somente Cadastro Único, tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela população.