Caps de Rio das Ostras festeja um ano com atividades de integração
Publicada em: 20 de Maio de 2008 - 07h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAniversário da unidade de Saúde Mental, que atende cerca de 100 pessoas, teve música, dança e animação
O Centro de Atenção Psicossocial – Caps de Rio das Ostras comemorou seu primeiro ano de existência na última sexta-feira, dia 16. Enfeitado com ajuda dos pacientes, familiares e os profissionais da Secretaria de Saúde, o centro comemorou seu primeiro aniversário com dança, música, animação, integrando a equipe de saúde, familiares, pacientes e comunidade. Dentre os bons resultados do Caps estão a redução do número de internações e a reintegração social dos pacientes.
A criação do centro foi um marco na área de Saúde Mental em Rio das Ostras. O Caps é uma alternativa às internações em hospitais psiquiátricos, cuidando do paciente sem restringir seu convívio social.
A unidade oferece assistência especializada, com atendimento de psiquiatra, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O paciente participa de oficinas terapêuticas, com estímulo ao cuidado com o corpo e atividades laborais, esportivas e de lazer. O tratamento também envolve os familiares.
Outro importante avanço para o município foi a criação da Associação dos Usuários, Amigos e Familiares de Saúde Mental de Rio das Ostras, instituída em 2007. A associação contribuirá para aprimorar as ações da Secretaria de Saúde.
“Vejo que as autoridades de saúde em Rio das Ostras têm interesse em melhorar. Já tivemos grandes conquistas e ainda temos muito a fazer”, disse, durante o evento, o presidente da associação, Erenildes Borges. Pai de um paciente da rede pública, Erenildes reconhece a importância da integração entre a sociedade organizada e Prefeitura para oferecer atendimento, orientação e apoio aos portadores de transtornos mentais.
Quem quiser entrar em contato com a Associação dos Usuários, Amigos e Familiares de Saúde Mental de Rio das Ostras deve ligar para 22 9217-7030.