Carreata homenageia professor Roberto

• Foto: Celso Avila
    Muitos veículos participaram da carreata em homenagem ao Professor Roberto.
Publicada em: 8 de Abril de 2021 - 20h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A carreata partiu da frente da Prefeitura Municipal e percorreu diversas ruas de Rio das Ostras. Foto: Celso Avila
Os alunos Gabriel e Lucas,com a mãe Luciana, reconheceram o exemplo deixado pelo Professor. Foto: Celso Avila
Muitos veículos participaram da carreata em homenagem ao Professor Roberto. Foto: Celso Avila

Uma carreata realizada na manhã desta quinta-feira, 08 de abril, percorreu diversas ruas de Rio das Ostras e homenageou o professor e empresário Roberto Guimarães Maia, diretor do antigo Centro Educacional Casulo, hoje Pensi Casulo, que faleceu no último dia 5.

Tio Roberto, como era carinhosamente conhecido, assumiu a unidade escolar em 1999, vindo de uma conhecida universidade do Rio de Janeiro. Desde então, implantou uma dinâmica forma de administração escolar, com reconhecimento unânime não só no Município, mas em toda a região.

“O trabalho do Roberto precisa ser lembrado por sua excelência, dedicação e sucesso absoluto. Eu sempre me lembro que nós, da Coordenação, estivermos no sul do país e quando falamos que trabalhamos do Casulo, éramos prontamente reconhecidas pelo trabalho desenvolvido aqui. As aulas de robótica e vestibulares servem de referência, mostram a tarefa que o Roberto tão bem desenvolveu na escola. Ele tinha este olhar atento, de potencializar o que cada um tinha de melhor”, lembra Suzane Rodrigues, uma das coordenadoras da escola.

Com aproximadamente 900 alunos e mais de 100 colaboradores, a escola que Roberto ajudou a consolidar como uma das referências educacionais da Cidade e da região abriu caminho para “novidades” que eram exclusividade de poucas unidades escolares em centros como Rio e São Paulo.

“Viemos morar em Rio das Ostras em 2008 e meu filho passou dois anos em uma outra escola. Em 2011 ele foi diagnosticado com autismo severo, que exigia que frequentasse uma escola acompanhado de uma “mediadora escolar”, uma pessoa que o seguiria na escola. Onde meu filho estava não foi permitida a presença desta acompanhante, e a única escola de Rio das Ostras que aceitou meu filho foi a do Roberto. Encontrei nele e em sua equipe a atenção que foi tão importante para meu filho. Ele era capaz de ouvir, de entender tuas necessidades e de tentar fazer de tudo, enquanto escola, para atender aquilo que precisávamos”, destaca Daniele Tavares da Rocha, mãe de aluno.

Os irmãos Gabriel e Lucas de Oliveira, alunos do Centro Educacional, acompanharam a carreata emocionados. Ao lado da mãe, Luciana Coutinho, fizeram questão de destacar o apoio dado por Roberto a projetos educacionais de sucesso, que ultrapassaram os muros da escola e alcançaram reconhecimento até mesmo fora do país.

“Ele fazia parte da nossa família, ele era diferente. Estudamos naquela escola nos últimos 15 anos e ele sempre estava presente, apoiando os alunos, simpático e gentil com todos. Apesar de estarmos quase dois anos no estudo online, sem estarmos perto dele, sentimos muito seu falecimento. Ele era um amigo, não era apenas um diretor, mas uma pessoa que fazia questão de estar presente nas nossas vidas”, lembraram os dois irmãos.

Roberto Guimarães Maia deixa esposa e dois filhos.