Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Casa de Cultura recebe exposição “Mergulho em Caymmi”

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O público tem prestigiado a mostra de cinema
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    As peças expostas pertencem ao Museu da Imagem e do Som
Publicada em: 21 de setembro de 2022 - 09h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A programação da Semana Caymmi continua com força total. A partir desta quinta, dia 22, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior recebe, às 20h, a Exposição “Mergulho em Caymmi”, que vai contar com reproduções de fotografias, pinturas, manuscritos, vídeos, correspondência pessoal e depoimento sonoro do artista baiano. Todas as obras expostas pertencem ao acervo do Museu da Imagem e do Som.

Com projeto expográfico de Karla Pessôa e ambientação sonora de Gustavo Souza, a exposição vai transformar a unidade cultural num aconchegante ambiente sobre a vida e obra de Dorival Caymmi. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de outubro e o horário de visitação é das 9h às 18h, de segunda a sexta; e 14h às 18h aos sábados.

As oficinas artísticas também começam no dia 22, na Casa de Cultura. Alice Passos ministra uma oficina de canto na quinta e na sexta. Já Daniela Name e Karla Pessoa promovem um Projeto de Arte denominado “Maré Caymmi” na sexta. Todas as oficinas acontecem no horário de 11h às 13h.

Já no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro acontecem três palestras com temáticas ligadas ao artista baiano. Stella Caymmi, Henrique Dantas e Eucanaã Ferraz promovem “Caymmi e a Bossa Nova”, “A Negritude em Caymmi” e “As Canções Praieiras”, respectivamente na quinta, na sexta e no sábado. As duas primeiras palestras acontecem às 18h e a terceira, às 16h.

Dois shows acontecem na Concha Acústica da Praça São Pedro. Alice Passos e Dori Caymmi serão as grandes atrações da Semana Caymmi. Ela se apresenta na sexta, dia 23, a partir das 19h30, e ele no sábado, dia 24, a partir das 18h30.

Para encerrar a programação, no domingo está previsto a saída de um cortejo praiano pela orla, da Boca da Barra até a Praia do Bosque, onde está localizada a estátua de Dorival Caymmi. Formado por músicos do Rio de Janeiro e do Centro de Formação Artística, o cortejo será uma celebração instrumental e lúdica da obra do compositor, que será entremeada com um repertório amplo da música brasileira.

O projeto, que conta com patrocínio do MIS RJ e apoio institucional da Fundação Rio das Ostras de Cultura, é uma realização da Caju Conteúdos e Projetos, com co-produção da Mais e Melhores.

MOSTRA DE CINEMA – Desde a última segunda, dia 19, a Semana Caymmi apresenta uma mostra de filmes sobre Dorival. Na segunda, o público teve a oportunidade de assistir ao documentário “Caymmi – O poeta nas Terras do Leripe”, de Cezar Fernandes, Hugo Paulo de Oliveira e Jorge Ronald. A programação continuou nesta terça, dia 20, a partir das 20h, com “Dorivando Saravá, o preto que virou mar”, de Henrique Dantas. Na quarta e na quinta, será reexibido “Caymmi – O poeta nas Terras do Leripe”, de Cezar Fernandes, Hugo Paulo de Oliveira e Jorge Ronald, às 20h e 18h, respectivamente. Na sexta à tarde, a partir das 15h30, será o filme “Dorivando Saravá, o preto que virou mar”, de Henrique Dantas.]

O público tem prestigiado a mostra de cinema Foto: Divulgação
As peças expostas pertencem ao Museu da Imagem e do Som Foto: Divulgação

 

 

Pesquisa no Portal