O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Centro de Assistência Social atua no âmbito familiar

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto: Divulgação
Publicada em: 4 de Abril de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Com 439 casos em atendimento, o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) de Rio das Ostras se destina ao acompanhamento de famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados. Entre esses, crianças, adolescentes, idosos e moradores de rua. A partir de agora, também a mulher vítima de violência doméstica passa a ser acompanhada no Creas, assegurando a sua proteção integral e a inserção dos seus familiares nos serviços oferecidos.

“O acompanhamento da mulher vítima de violência vai se estender à família, sempre com a garantia de sigilo no atendimento. Continuaremos realizando o trabalho de articulação com a rede, na perspectiva de proteção dessa mulher e de seus familiares”, explica a secretária de Bem-Estar Social, Elizabeth Bousquet.

Com uma equipe técnica multiprofissional especializada para a oferta de serviços composta por assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogo e orientadores sociais, o Creas conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, crianças que sofreram abusos, maus-tratos ou negligência, idosos vítimas de violência física e psicológica ou abuso financeiro são atendidos no Creas. No local também é feito o acompanhamento a moradores de rua por meio de oficinas psicossociais, encaminhamentos para obtenção de documentos e inserção no mercado de trabalho, sempre visando o fortalecimento da cidadania.

ABRIGO – Na Cidade ainda existe um abrigo para moradores de rua, a Casa Sorriso, que funciona graças a uma parceria da Secretaria de Bem-Estar Social com as igrejas evangélicas e católica. “Disponibilizamos o prédio, materiais e profissionais técnicos, enquanto as igrejas são responsáveis pelo fornecimento de refeições e o acolhimento aos abrigados”, afirma Elizabeth Bousquet.

ENCAMINHAMENTO – Os atendidos pelo Creas são encaminhados pelo Ministério Público, Judiciário, Delegacia de Polícia, Disque 100 (para denúncia de violência), Conselho Tutelar, Políticas Públicas Intersetoriais ou chegam por demanda espontânea.

O endereço é Rua Araguaia, 150, Balneário Remanso e o telefone para informações, 2771-6409.

Pesquisa no Portal