Centro de Educação Ambiental mantém horta comunitária
Publicada em: 27 de Maio de 2025 - 11h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Além da horta, Unidade promove várias outras ações com foco na preservação ambiental e sustentabilidade
O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro é hoje um dos principais instrumentos de Educação Ambiental do Município. Entre os projetos da Unidade, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está a horta comunitária, que conta com o apoio de moradores voluntários para manutenção do espaço.
Atualmente, a produção de hortaliças, legumes, verduras e frutas da horta comunitária é destinada a famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social. Neste mês, 100 famílias receberam doações de alimentos e a próxima distribuição está programada para ocorrer dentro de um mês.
Waldir Sarmento é um dos voluntários que dedica duas manhãs da semana para cuidar da horta. “É muito importante saber para onde vai a produção da horta e escolhi essa atividade como forma de ajudar ao próximo”, disse.
Além de cultivar mais de 30 espécies de alimentos, o Cedro mantém uma horta de ervas medicinais, uma área para compostagem e abriga mais de 35 espécies nativas da Mata Atlântica, restinga e mangue.
REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Além da horta, o Centro de Educação Ambiental também realiza importantes ações de preservação ambiental e sustentabilidade, como o recolhimento de lixo eletrônico, pilhas, baterias, tampinhas de plástico, lacres de latinhas e óleo vegetal usado. Além disso, mantém o Museu das Coisas e recebe doações de livros.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, o Cedro voltou a desempenhar sua função original de promover atividades de Educação Ambiental e ser uma importante ferramenta da política pública de preservação e sustentabilidade.
“A Secretaria vem investindo na reestruturação da Unidade, com a aquisição de novo mobiliário, equipamentos de informática e melhores condições de trabalho para a equipe”, disse.
AGENTES AMBIENTAIS – O Cedro atua em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer na formação de agentes ambientais.
Segundo a coordenadora Martha Evelyn, a Unidade está retornando à sua principal missão, a formação de agentes ambientais, tanto adultos quanto mirins. “Estamos trabalhando nisso, na reestruturação do Cedro e no reforço do compromisso com a Educação Ambiental e a promoção de uma cidade mais sustentável”.
O Cedro está aberto à visitação de escolas, associações e grupos empresariais, mediante agendamento pelo telefone (22) 2771-4350 ou e-mail cedro.semap.pmro@gmail.com. O público pode visitar a unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Avenida Linda, s/nº – Centro, Rio das Ostras.