Centro de Formação Artística implanta software gratuito
Publicada em: 30 de Março de 2019 - 08h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Integrar todas as informações relacionadas aos alunos em uma única base de dados, facilitando a impressão de documentos, como histórico escolar, e o lançamento de notas. Esses são alguns dos benefícios do software público de gestão municipal e-cidade, que é gratuito e está sendo implantado no Centro de Formação Artística, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Com cerca de 700 alunos matriculados em cursos regulares básicos e técnicos nas modalidades de dança, teatro e música, o Centro de Formação Artística de Rio das Ostras não possuía ainda um cadastro único dos estudantes. A implantação do e-cidade foi possível por intermédio de uma parceria da Fundação com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação da Prefeitura.
“Quando terminava o ano letivo, levámos até dois meses para finalizar a documentação escolar. Com a informatização e integração dos dados, isso vai ser muito mais rápido. Vamos economizar tempo e recursos, garantindo um melhor atendimento dos alunos”, explica a pedagoga Lilia Rodrigues, supervisora de ensino do Centro de Formação Artística.
Os professores e técnicos administrativos que atuam no Centro de Formação Artística vão passar por um treinamento para usar o módulo Educação do sistema e-cidade. Segundo o coordenador de Tecnologia de Informação da Secretaria de Educação, Anderson Pinheiro, que implantou o software, seus recursos são de fácil utilização e grande eficiência.
“De qualquer computador conectado à internet, o professor poderá lançar as notas de seus alunos. Outra vantagem é que o sistema unifica os dados, evitando que se tenha mais de um cadastro do mesmo estudante”, detalha Anderson, que é analista de sistemas.
O Centro de Formação Artística contava com dois computadores e agora tem quatro para facilitar o acesso dos profissionais ao e-cidade.