Centro de Formação Artística não abre vagas no primeiro semestre

• Foto: Cláudio Pacheco
Publicada em: 3 de Fevereiro de 2021 - 14h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O ano de 2020 ainda não terminou. Pelo menos para os alunos dos cursos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro. Por conta do ano pandêmico do Coronavírus, a Fundação Rio das Ostras de Cultura decidiu não abrir novas matrículas para o primeiro semestre de 2021, e dar continuidade ao trabalho desenvolvido com os alunos para sanar a defasagem com as atividades práticas, que ficaram impossibilitadas de serem aplicadas por conta do isolamento social e medidas restritivas.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, a prioridade do trabalho realizado em 2020, de forma remota, foi a questão teórica dos cursos. “A nossa escola é muito mais prática (80% da matriz curricular). Entendemos a necessidade de dar continuidade ao ano letivo de 2020 para poder sanar essa defasagem com as atividades práticas que ficamos impossibilitados de aplicar. Vamos reduzir o número de alunos por sala e faremos o retorno gradativo porque não podemos ampliar o número de pessoas na sala neste momento. A entrada de novos alunos só vai acontecer após a normatização do retorno e avaliação de vagas disponíveis. A princípio, não temos uma data para abrir um novo processo seletivo porque vamos manter o mesmo número de alunos e ofertar um ensino de qualidade, tendo em vista que, ano passado, não foi possível integrar a teoria e prática. Só abriremos novas matrículas assim que pudermos ter um retorno presencial seguro para todos, com capacidade total de atendimento.”, explicou.

Com relação à situação dos alunos inscritos no ano passado, a diretora do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, Andrea Rezende, informou que os alunos tiveram suas matrículas automaticamente renovadas. “Como já foi dito, teremos a continuidade do ano letivo de 2020 em 2021 de maneira que possamos dar conta das defasagens decorrentes do ensino remoto. Respeitando os protocolos de retorno presencial, teremos condições de cumprir com as disciplinas práticas que compõe nossa grade curricular e que necessitam de aulas presenciais”, disse.

De acordo com Andrea Rezende, o objetivo de manter o vínculo do aluno com seu curso e a instituição foi cumprido. “Conseguimos respeitar o tempo e o espaço de cada um (estudantes e professores), utilizamos várias ferramentas para ampliar o contato com os alunos e oferecemos conteúdos teóricos de qualidade, realizando produções artísticas mesmo com todas as restrições. Foram inúmeros projetos realizados de forma virtual com um resultado incrível, apesar do período pandêmico”, declarou.

É importante ressaltar também que nenhum aluno será prejudicado. “A Onda é uma escola presencial e estamos nos planejando para oferecer todas as possibilidades de atendimento aos estudantes e com o compromisso de oferecer uma formação de qualidade. Cumpriremos de forma cautelosa e responsável todos os protocolos sanitários em consonância com um projeto pedagógico elaborado para atender as diferentes necessidades dos nossos estudantes.  Aproveitamos para informar aos alunos matriculados que não conseguiram, por algum motivo, participar do Onda Online em 2020, que estejam atentos aos nossos comunicados oficiais e permaneçam com a gente em 2021. A Onda não parou e nem vai parar!”, declarou Andrea.

Com o número de alunos reduzido por sala, a Onda vai dar continuidade ao ano letivo de 2020 com atividades práticas Foto: Cláudio Pacheco

Para mais explicações e informações, os interessados podem entrar em contato direto com o Centro de Formação na Secretaria da Escola, com atendimento interno das 8h às 17h, no telefone: (22) 2764-6376 ou no e-mail froc@riodasostras.rj.gov.br.