• Você está em

• Página inicial
  • Qualificação

Centro de Inclusão Digital é preparado para volta das atividades presenciais

• Foto: Jorge Ronald
    Centro Municipal de Inclusao Digital ganhou pintura artística.
  • Foto: Jorge Ronald
    Servidores usam o suporte tecnológico do CMID para execução de trabalhos.
  • Foto: Jorge Ronald
    Manutenção do CMID São Cristóvão incluiu a reestruração da recepção.
Publicada em: 6 de Maio de 2021 - 15h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Centro Municipal de Inclusao Digital ganhou pintura artística. Foto: Jorge Ronald
Servidores usam o suporte tecnológico do CMID para execução de trabalhos. Foto: Jorge Ronald
Manutenção do CMID São Cristóvão incluiu a reestruração da recepção. Foto: Jorge Ronald
Durante pandemia, cursos profissionalizantes oferecidos pelo CMID passaram a ser online. Foto: Jorge Ronald

O Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) de São Cristóvão, em Rio das Ostras, continua cumprindo a sua função de oferecer cursos de qualificação profissional para a população. No período da pandemia, as aulas estão sendo realizadas online. Enquanto isso, a Prefeitura prepara o espaço para retomada de todas as atividades presenciais, assim que os indicadores sanitários alcançarem níveis seguros.

Com as melhorias realizadas, o CMID São Cristóvão vai ganhar maior funcionalidade e se tornar mais moderno e colorido graças à pintura que o artista plástico Fábio Miranda fez no muro que cerca o prédio. Por meio da técnica da aerografia e utilizando o cubismo como base, Miranda produziu um painel que traz referências da tecnologia. A recepção também foi reestruturada para garantir um melhor atendimento.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Durante a pandemia, os cursos do Programa Municipal de Qualificação Profissional passaram para o modelo de Educação à Distância (EAD) e, apenas neste ano, já foram ofertadas 300 vagas. Em julho, deve sair mais um edital, dessa vez com vagas para o curso “Informática para o Mundo do Trabalho”.

“Foi um grande desafio adequar os cursos de informática ao modelo EAD. Mas, por meio da produção de um material didático com vídeos interativos e uma linguagem especifica para essa modalidade, temos conseguido atender às expectativas”, explicou Marcelle Tavares Santa Rosa, que gerencia as duas unidades do CMID.

Além da unidade de São Cristóvão, existe uma outra que funciona no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul, em Cidade Beira Mar.

EDUCAÇÃO E SAÚDE – Gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública, que também é responsável pelo Programa Municipal de Qualificação Profissional, os Centros de Inclusão Digital oferecem um apoio ao trabalho de servidores de outras pastas.

Professores da Rede Municipal utilizam o espaço do CMID São Cristóvão para pesquisar na Internet e preparar as apostilas para os alunos. Profissionais de Saúde também usam a estrutura do local para executar serviços administrativos online.

CONTATOS – Quem quiser saber outras informações do CMID, pode entrar em contato por mensagens de WhatsApp pelo número (22) 99789-0459 ou ligar para o telefone fixo (22) 2771-6361.