O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Centro de Saúde de Rio das Ostras comemora 30 anos

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto da paciente Liliane Aparecida durante o tratamento dentário
Publicada em: 24 de Maio de 2012 - 16h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Esta semana, uma série de eventos, promovidos pela Secretaria de Saúde, marca o aniversário de 30 anos do Centro de Saúde da Extensão do Bosque, em Rio das Ostras. A população participa de palestras e atividades de orientação sobre saúde da mulher, da criança, imunização, hipertensão, diabetes, entre outros temas. Os eventos acontecem até dia 25, na própria unidade, e lembram ainda a importância do Centro de Saúde na evolução da saúde básica do município.

O Centro de Saúde da Extensão do Bosque completou 30 anos no dia 20 de maio e sua história se confunde com a trajetória da rede municipal, uma vez que essa foi a primeira unidade de saúde básica da cidade.

Inaugurada na década de 80 pelo médico sanitarista Dr. Aldo Villas Boas, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque era administrado pela antiga Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, do Ministério de Saúde. Em 1996, passou a ser gerida pela Prefeitura.

O atual Centro ainda guarda o seu importante papel na saúde preventiva e curativa da população. Atualmente, é uma das 18 unidades da rede, que contabilizam mais de 675 mil atendimentos ao ano. O Centro de Saúde conta com 132 funcionários e atende, em média, 13 mil usuários por mês.

Liliane Aparecida Perdigão, de 21 anos, é um desses pacientes. No Centro ela já utilizou diversos serviços e agora começa o tratamento dentário.

“Acho muito bom o atendimento aqui. Sempre fui bem acolhida. Sou riostrense e acompanhei toda a evolução da unidade”, conta a moradora de Nova Aliança.

ATENDIMENTOS – Além do atendimento das ações básicas – onde são desenvolvidos programas municipais de saúde – a unidade é referência no município para o atendimento a casos de tuberculose, hanseníase e especialidades como ortopedia, patologia cervical, nutrição, cardiologia, alergologia, homeopatia, endocrinologia, dermatologia, oftalmologia, mastologia, reumatologia, infectologia, cirurgia ortopédica e otorrinolaringologia. Oferece ainda serviço de raio-x e testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho. Na área de imunização, o Centro fornece as vacinas do calendário nacional, sendo a referência para BCG, febre amarela e imunobiológicos especiais. É lá também onde funciona o Laboratório Municipal.

Em breve, a unidade vai abrigar o mamógrafo, para realização de exames que, antes, precisavam ser feitos fora da cidade.

Outra novidade é o grupo de apoio aos pais de crianças com diabetes, coordenado pelo Programa de Saúde da Criança. Com reuniões mensais, o grupo acolhe e orienta sobre o tratamento das crianças com a doença e ainda serve como importante troca de experiências entre os pais.

“O grupo te dá força. É uma família. Meu filho já ficou internado e hoje conseguimos, com alimentação controlada e medicamento, que ele tenha qualidade de vida”, diz emocionada Andréa Paula Duarte, que tem um filho de quatro anos com diabetes.

PROGRAMAÇÃO – Até o final da semana, a população pode participar de campanhas de imunização contra a gripe e combate à dengue, na quinta-feira, 24, e na sexta, 25, assistir a palestras, filme e participar de dinâmicas sobre hipertensão e diabetes, com realização do teste de glicemia e verificação de pressão arterial.

Foto da paciente Liliane Aparecida durante o tratamento dentário Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal