Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Certificado de Fundamental e Médio: inscrições para Encceja abertas

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até o dia 31 de maio
Publicada em: 20 de Maio de 2019 - 13h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até o dia 31 de maio Foto: Divulgação

Moradores de Rio das Ostras que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio podem conseguir esses certificados por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até o dia 31 de maio, no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Neste ano, a data de aplicação das provas é 25 de agosto.

Um programa do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, o Encceja vai emitir a certificado de conclusão Ensino Fundamental para quem tem no mínimo 15 anos e, de Ensino Médio, para os maiores de 18 anos.

Os estudantes também precisam ter CPF válido em seu nome para realizar inscrição e prova.

CONTEÚDO DAS PROVAS – Quem quiser obter o certificado do Nível Fundamental deverá realizar provas objetivas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Ciências, História e Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, com 30 questões cada e também uma redação.

Já quem desejar o certificado do Nível Médio precisará fazer uma redação e responder a 30 questões de cada uma das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova. Já a redação vai de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos cinco pontos.

Pesquisa no Portal