• Pmgirs
  • Meio Ambiente

Cidade tem reunião para debater Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A enquete ficará no Portal da Prefeitura até o dia 31 de janeiro
Publicada em: 22 de dezembro de 2021 - 09h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A enquete ficará no Portal da Prefeitura até o dia 31 de janeiro Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 16 de dezembro, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou reuniões participativas de divulgação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio das Ostras (PMGIRS).

A participação popular é fundamental para estruturar o Plano Municipal. A Engenheira de Produção Lorena Domingues parabenizou a Secretaria de Meio Ambiente pelas reuniões. “Gostaria de destacar a importância da mobilização social na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, afirmou.

“O Plano trará a melhoria do atendimento à população na gestão de resíduos. A reunião participativa foi bastante proveitosa e esclarecedora”, completou a arquiteta Adiane C. de Oliveira, que frisou que o PMGIRS é muito importante para a tomada de decisões dos gestores municipais.

QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO – No processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, foi lançado um Questionário Diagnóstico com o intuito de levantar dados acerca dos hábitos de descarte de resíduos e do conhecimento a respeito de sua coleta na Cidade.

A partir da enquete, será possível obter as visões da população sobre os resíduos gerados por intermédio da consulta direta com os residentes do Município. Ao final do questionário é solicitado ao participante a contribuição que puder oferecer, como complementação na elaboração do PMGIRS de Rio das Ostras.

O Questionário Diagnóstico ficará disponível no Portal da Prefeitura até o dia 31 de janeiro de 2022.

CRONOGRAMA – Os trabalhos para a estruturação do PMGIRS começaram com a contratação da empresa especializada Ampla Consultoria e Planejamento. Esta empresa foi vencedora da licitação da Prefeitura.

As principais etapas do PMGIRS constituem: o diagnóstico da situação atual do manejo dos resíduos sólidos, o planejamento para alcance das metas que deverão ser atingidas com a proposição dos programas, projetos e ações e a elaboração do Projeto de Lei do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A mobilização social se dará também nas etapas de Diagnóstico e Planejamento por meio de Oficinas Técnicas Participativas, que deverão acontecer em fevereiro e março, de forma presencial.