Cidade conquista resultados inéditos no Índice de Educação Básica
Publicada em: 4 de outubro de 2016 - 16h15 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA melhoria do ensino-aprendizagem na Rede Municipal de Rio das Ostras foi comprovada com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. A Cidade ficou em primeiro lugar absoluto na Baixada Litorânea e, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ultrapassou a meta nacional projetada pelo governo federal para 2021. Nos Anos Finais, superou a média do Brasil e ficou em 9º lugar geral no Estado do Rio de Janeiro.
Nos Anos Iniciais, a Cidade teve resultados inéditos. Das 19 unidades avaliadas nesse segmento, 11 ficaram com médias igual ou acima de 6,0, cumprindo a meta federal para 2021. A Escola Estadual Municipalizada Dom Bosco foi a que obteve a maior nota, chegando a 7,0. Rio das Ostras ficou em quinto lugar geral no Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas de cidades de menor porte.
O Município repetiu a sua melhor média nos Anos Finais, chegando à nona colocação no Estado. A Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos obteve a segunda maior nota na Região dos Lagos, atingindo a média de 5,5. Rio das Ostras melhorou a média na Prova Brasil, demostrando uma maior proficiência (aprendizagem) dos alunos.
Uma das escolas que obteve um aumento expressivo foi o Colégio Municipal Professora América Abdalla, que subiu de 3,2 para 4,8. A unidade de ensino atingiu esse resultado também graças ao Programa de Correção de Fluxo, que atua para reduzir progressivamente a distorção idade/ano de escolaridade e foi uma das ações vencedoras do Prêmio Melhores Práticas 2015 do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Todas as três unidades que integram o programa aumentaram significativamente a sua média. Além do Abdalla, a escolas municipais Cidade Praiana e Padre José Dilson Dórea são beneficiadas com a Correção de Fluxo.
“Todos sabemos os desafios que a educação pública do País enfrenta, mas em Rio das Ostras nenhuma adversidade foi capaz de parar o que tínhamos planejado. Com o acompanhamento pedagógico feito de forma sistemática pela Secretaria de Educação e o comprometimento das escolas, obtivemos esse notório resultado”, afirmou a secretária de Educação Andréa Machado.
O coordenador de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Mauricio Henriques, lembrou que mais duas iniciativas de Rio das Ostras receberam o prêmio do TCE-RJ. Além do Programa de Correção de Fluxo, foram premiados os programas de Progressão Parcial Virtual (ProVirtual) e de Formação Continuada dos Professores. Essas inciativas têm promovido o desenvolvimento profissional dos educadores e contribuído para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Rede Municipal.
“Apesar dos grandes desafios que enfrentamos, o nosso modelo de Educação pautada no fortalecimento do pedagógico e no resgate da aprendizagem dos alunos foi muito eficiente, alcançando esse resultado histórico para Rio das Ostras”, comemorou Mauricio.