Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Cidade inicia Campanha Outubro Rosa com capacitação profissional

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Atividades do Outubro Rosa começaram no dia 1º, com palestra na UFF Rio das Ostras
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    A ação foi capacitação de profissionais da Saúde da Atenção Básica
Publicada em: 4 de outubro de 2019 - 15h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Campanha Outubro Rosa 2019 já começa a todo vapor em Rio das Ostras, unindo diversas unidades de Saúde no trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de Mama. Este ano, a campanha traz como tema “Prevenção do câncer de mama e câncer de próstata: impactos do estilo de vida saudável”. A proposta é dar prosseguimento também a mobilização do Novembro Azul, que acontece no mês seguinte e que trata da promoção da Saúde do Homem.

A programação do Outubro Rosa teve início nesta terça-feira, dia 1º de outubro, na Universidade Federal Fluminense – UFF de Rio das Ostras, com uma capacitação sobre o tema para profissionais da Saúde da Atenção Básica. No entanto, as ações continuam em várias unidades de Saúde do Município por todo o mês de outubro, com palestras, Rodas de Conversa, ofertas de exames clínicos de mama e outras atividades.

Na próxima semana, as unidades em campanha serão a Clínica da Família, que fará um trabalho especial, na terça-feira, dia 8, às 8h30; no mesmo dia a equipe do Posto de Saúde de Nova Esperança estará engajada nesta proposta a partir das 9h. Já no dia 9, nos períodos da manhã e tarde, tem atividade no Posto de Saúde de Cláudio Ribeiro; e a partir das 9h, uma caminhada, saindo do Posto de Saúde de Rocha Leão, que também contará com palestras nos dias 10 e 11.

Ainda na quinta-feira, dia 10, os Postos de Saúde de Boca da Barra e Jardim Mariléa também realizarão palestras pela manhã.

De 10 a 31 de outubro, a UFF Rio das Ostras realizará, das 10h às 20h, rastreamento do Câncer de Mama e Colo de Útero, com oferta do exame Papanicolau e exame clínico de mama. Além disso, serão feitas avaliações em saúde (peso, pressão arterial, glicemia capilar e outras) e Rodas de Conversa variadas.

Outras Unidades de Saúde do Município estarão com programação voltada para a Campanha Outubro Rosa, que será divulgada por todo o mês no site da Prefeitura.

Atividades do Outubro Rosa começaram no dia 1º, com palestra na UFF Rio das Ostras Foto: Gabriel Sales
A ação foi capacitação de profissionais da Saúde da Atenção Básica Foto: Gabriel Sales

 

Pesquisa no Portal