Cidade mantém operação “Choque de Ordem”
Publicada em: 9 de Março de 2015 - 11h09 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA operação “Choque de Ordem”, desencadeada na última semana em Rio das Ostras e que reúne as Secretarias de Transportes Públicos, Segurança Pública e Obras, ganhou um reforço da Comfins – Coordenadoria Municipal de Fiscalização e da Polícia Militar. A proposta do Município é desenvolver políticas de acessibilidade junto à população. A partir de agora, a equipe da Confins vai fazer um trabalho de incentivo à regularização do comércio em Rio das Ostras.
O secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras, Edson Luiz Pereira, destaca que a cidade vem discutindo junto com a sociedade civil organizada a implantação do Plano de Mobilidade e Urbana, que é uma exigência do Governo Federal. As cidades crescem e é necessária uma harmonia entre pedestres e os mais diversos tipos de veículos.
“Precisamos que exista uma interação entre as pessoas. O sucesso da implantação do Plano de Mobilidade Urbana em Rio das Ostras também vai depender dessa consciência da população de saber respeitar a Lei de Trânsito e estar ciente da importância, para a mobilidade, das rampas de acesso a pessoas com deficiência e das vagas para idosos, por exemplo. Dentro da operação, estacionar em local indevido lidera o ranking de irregularidades”, ressaltou.
APOIO DA POPULAÇÃO – O professor de Matemática Luís Leonardo dos Santos Trindade destaca que a Educação no Trânsito sempre é o melhor caminho para transformar a sociedade. “Nós, cidadãos, carregamos em nossa cultura vícios e manias que precisam ser modificados. Anteriormente o número de carros circulando em Rio das Ostras era bem menor, sem contar que a demanda do dia a dia era menor. Hoje as pessoas precisam correr contra o tempo para alcançar suas metas. Respeitar e cumprir as leis ainda é a melhor forma para se criar essa harmonia entre homem e o transporte”, comentou o educador.
O motorista Marcelo Martins também aprovou a operação “Choque de Ordem”. Ele acredita que é necessário que haja limites para que o homem e os carros transitem tranquilamente. “O número de veículos circulando pela cidade cresce a cada ano, mas nem todos os municípios conseguem ter uma infraestrutura que acompanhe esse crescimento. Precisamos estabelecer regras. Só assim será possível salvar vidas”, concluiu.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – A Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras realiza um trabalho de conscientização, distribuindo panfletos educativos que abordam a importância de se respeitar as Leis de Trânsito. Segundos dados do Detran, em Rio das Ostras existem quase 46 mil automóveis, mas esse número pode ser maior quase 50%, já que circulam muitos veículos de outras cidades e a área central do Município é formada por ruas estreitas que não foram projetadas para esse fluxo.
“É fundamental desenvolvermos essa política de Educação junto à sociedade. Preocupados com isso, a Secretaria de Segurança vem realizando, junto com a Secretaria de Educação, palestras educativas com alunos da Rede Municipal de Ensino, para mostrar desde cedo à importância de se obedecer as Leis de Trânsito. Só assim teremos uma cidade mais humanizada”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Paulo César Viana.