O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Cidade se destaca na produção de uvas

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 13 de dezembro de 2016 - 11h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras vem se destacando pelo plantio e comercialização de uvas, apostando nas espécies Niágara Rosada e Isabel. Nesta semana começou a colheita da primeira safra da uva sem caroço, espécie Ísis, desenvolvida por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária – Embrapa, que se adaptou bem ao solo e clima de Cantagalo, zona rural da cidade.

A iniciativa começou há quatro anos, com o primeiro plantio. Um ano depois, o produtor Márcio Bernardino colheu a primeira safra da fruta. A cada ano, a quantidade colhida vem aumentando. Este ano, com apoio da Prefeitura e dos técnicos da Embrapa, Bernardino passa a colher os frutos da primeira safra da uva sem caroço, da espécie Isis, desenvolvida especialmente para a região.

Em média, o produtor faz duas colheitas por ano e toda a produção é comercializada na região. Atualmente ele faz o plantio numa área de 1 hectare, com um total de 250 pés da fruta. “Apesar da falta de chuvas na cidade, esta safra está superando nossas expectativas. Era esperado cachos com 350 gramas e já encontramos cachos com o dobro desse peso”, comentou o produtor.

REFERÊNCIA – A atividade pioneira em Rio das Ostras vem atraindo a atenção de pequenos produtores de cidades vizinhas como Quissamã e Cantagalo, na região serrana do Estado. Eles já pediram apoio à Embrapa para analisar o solo e o clima desses municípios para avaliar a viabilidade da implantação desse cultivo naquelas cidades.

VISITAÇÃO – A videira do Sítio Recanto das Uvas, que fica na área rural de Rio das Ostras, está se tornando um ponto turístico na cidade. As pessoas procuram o local para conhecer de perto o plantio da fruta. “Além da visita, as pessoas aproveitam para comprar diretamente as uvas”, comentou Márcio Bernardino. Mais informações pelo telefone (22) 9981-77051.

Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal