Cidade tem Dia de Combate à Hipertensão Arterial
Publicada em: 22 de Abril de 2015 - 11h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Prefeitura de Rio das Ostras vai mobilizar a população em torno da prevenção da hipertensão e das doenças causadas em decorrência desse mal, como os problemas cardiovasculares. Para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, 26 de abril, a Secretaria de Saúde começou nesta quarta-feira, dia 22, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, uma série de atividades preventivas e informativas. No dia 23, a programação continua no Centro de Saúde de Nova Cidade e no dia 26, domingo, a equipe estará na Praça José Pereira Câmara, no Centro, orientando a população, distribuindo panfletos e entregando o sal de ervas (uma mistura de temperos que substitui o sal) para uso na preparação de alimentos.
A campanha deste ano tem como tema a prevenção da hipertensão a partir das escolhas individuais, com foco na redução da quantidade de sal na alimentação e na manutenção do peso saudável. A programação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, pelo Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – HiperDia, que atualmente atende a cerca de 12 mil pessoas no Município.
As ações nas unidades começam às 9h30. No Centro de Saúde da Extensão do Bosque, as pessoas estão participando e palestras de orientação, esclarecendo dúvidas e aferindo a pressão arterial.
Maria da Gloria Vieira, de 60 anos, é hipertensa e faz o acompanhamento de saúde pela Rede Municipal. Ela participa do Programa Municipal HiperDia e do Programa do Idoso. Para manter a pressão sob controle, além dos medicamentos, Maria da Glória faz exercícios regularmente. Ela participou das atividades hoje no Centro de Saúde. “Sou hipertensa, mas me cuido bastante. Realizo o acompanhamento de saúde no posto e ainda faço natação, ginástica, hidro e caminhada. E tenho uma vida muito feliz!”, diz, bem-humorada.
No domingo, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, 26 de abril, as ações acontecem de 8h30 às 13h, na Praça José Pereira Câmara, no Centro da Cidade.
A equipe do HiperDia vai distribuir à população a receita e amostras do sal de ervas, uma mistura de temperos (comoalecrim, manjericão, manjerona, orégano e cheiro verde) com um pouco de sódio. O objetivo é usar a mistura no preparo de alimentos em substituição ao sal de cozinha, cujo excesso está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial. Nesse dia, a população também vai aprender mais sobre como prevenir e controlar os fatores de risco associados à hipertensão.
HIPERTENSÃO – A hipertensão arterial é, na maioria das vezes, uma doença assintomática e uma das principais causadoras das doenças do coração. Por ano, quase 300 mil pessoas morrem no Brasil por doenças cardiovasculares, e em mais da metade dos casos, em decorrência da hipertensão. A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. Cerca de 5% das crianças e adolescentes brasileiros têm a doença.
O controle da doença está relacionado à prática de atividade física, ao controle do peso, combate ao tabagismo e aos hábitos alimentares mais saudáveis, com baixa ingestão de sal.
HIPERDIA – Tanto a hipertensão quanto a diabetes são doenças que preocupam e vem avançando em todo o mundo. De acordo com a coordenadora do Programa em Rio das Ostras, Alessandra Curty, a cada ano, pelo menos 1 mil novos pacientes se inserem no HiperDia. “Uma vez cadastrados, os pacientes recebem o Cartão do Hiperdia, onde são anotados os valores de pressão arterial, glicemia e exames realizados, para que a pessoa tenha conhecimentos desses aspectos relacionados à saúde”, explica Alessandra.
Os pessoas atendidas pelo HiperDia recebem medicamentos, participam de oficinas de alimentação saudável e orientação sobre hipertensão, sua prevenção e controle. Para informações sobre o Programa, basta que o morador busque a unidade de saúde mais próxima de sua residência.