O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Cidade tem dia dedicado à realização de mamografia

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto da sede da prefeitura iluminada em tons de rosa
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto de uma moradora fazendo o exame de Câncer de mama
Publicada em: 17 de outubro de 2013 - 15h51 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Em sintonia com o movimento internacional “Outubro Rosa”, que chama a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama, Rio das Ostras iluminou de rosa alguns dos principais pontos da cidade e programou uma série de atividades, que vêm acontecendo desde o início deste mês. No próximo sábado, dia 19, acontece do Dia “D” da campanha, quando o Centro de Saúde da Extensão do Bosque abre as portas para a realização de mamografias e orientação às mulheres. Os exames serão realizados de 8h às 17h. A cidade encerra a programação com uma caminhada no dia 25.

No sábado, as mulheres também passarão pelo exame clínico antes da mamografia. As vagas estão destinadas ao público feminino acima dos 40 anos, grupo prioritário e com maior risco de desenvolvimento da doença. Médicos e enfermeiros estarão à disposição para tirar dúvidas sobre prevenção e tratamento do câncer.

TESTES – Neste mesmo sábado, em referência ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, 16 de outubro, haverá também atividades educativas, em parceria com o Programa de Saúde de DST/AIDS. Além disso, a população poderá realizar testes rápidos para identificação de HIV e sífilis.

CAMINHADA – Uma caminhada fecha a programação no dia 25, mobilizando toda a cidade. A concentração será às 8h30, na Praça José Pereira Câmara, e o grupo segue até a Praça São Pedro. O evento inclui distribuição de folder informativo à população e atividades físicas, como aulas de alongamento.

OUTUBRO ROSA – O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. A cor rosa simboliza esse alerta às mulheres para que façam o exame de toque e, a partir dos 40 anos, a mamografia, pois os riscos aumentam conforme a idade.

Foto da sede da prefeitura iluminada em tons de rosa Foto: Divulgação
Foto de uma moradora fazendo o exame de Câncer de mama Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal