Clínica da Família promove evento sobre Amamentação no Âncora

Equipe da Clínica da Família realizou evento nesta terça-feira, dia 13
  • Foto: Mauricio Rocha
    Várias gestantes participaram do evento
  • Foto: Mauricio Rocha
    Profissionais da Saúde abordaram vários temas ligados a amamentação
Publicada em: 14 de agosto de 2019 - 11h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipe da Clínica da Família realizou evento nesta terça-feira, dia 13 Foto: Mauricio Rocha
Várias gestantes participaram do evento Foto: Mauricio Rocha
Profissionais da Saúde abordaram vários temas ligados a amamentação Foto: Mauricio Rocha

As atividades da Campanha Agosto Dourado, que este ano destaca o Aleitamento Materno com o tema “Empoderar Pais e Mães para favorecer a Amamentação”, está movimentando várias Unidades de Saúde de Rio das Ostras. Nesta terça-feira, dia 13, foi a vez da Clínica da Família, instalada na localidade do Âncora, reunir pacientes e profissionais para falar sobre o assunto.

Durante a manhã, foram ministradas palestras que abordavam questões sobre a amamentação, com participação da psicóloga Marleide Santana, da nutricionista Gilcia Palhares e das enfermeiras Mariana, Monique, Olívia e Vanessa. A fisioterapeuta Cláudia Nascimento também participou com um momento de atividade física com os convidados, realizando exercícios de alongamento.

A psicóloga, por exemplo, falou dos transtornos que podem levar a depressão pós-parto, orientando também sobre como cuidar da saúde mental durante e depois de uma gravidez.

“Dentro do tema que a campanha traz este ano é fundamental mostra a importância da qualidade de vida com a rede de apoio, que envolve a família e os amigos neste processo de transformação”, destacou Marleide.

Para Rayane Martins Portela, de 18 anos e que está grávida de sete meses, ter essas orientações com profissionais foi um momento bastante proveitoso. “Gostei muito, pois tinha muitas dúvidas sobre a amamentação e aqui pude aprender um pouco sobre bolsas de leite e outros assuntos importantes que envolvem uma gravidez. É meu primeiro filho e espero que corra tudo bem”, acrescentou.

O gerente da Clínica da Família, Sandro Pereira, ressaltou que nada seria possível se não fosse a equipe comprometida em ajudar e orientar as pessoas que procuram a unidade.

“Este apoio é fundamental para o desenvolvimento do trabalho, por isso, temos caminhado tão bem. É muito gratificante ter esses profissionais aqui hoje, passando informações sobre o Aleitamento Materno, que é de suma importância para a população. Só tenho a agradecer o carinho e a dedicação de todos”, contou Sandro, que também fez a distribuição de camisas confeccionadas para facilitar a identificação das quatro equipes da Estratégia da Família, representadas cada uma por uma cor.

Além disso, o encontro teve ainda sorteio de brindes e um saboroso café da manhã, promovido com ajuda de comerciantes. O evento também contou com a presença de Adriana Borba, representando o prefeito Marcelino; do subsecretário de Atenção Básica, Osvaldo Coelho, e da coordenadora da Atenção Básica, Glória Maria de Oliveira Magalhães.