CMDCA elege novos conselheiros

• Foto: Allexandre Costa
    O Fórum trouxe o tema “Representação e Participação Efetiva da Sociedade Civil.
  • Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 8 de Março de 2023 - 08h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Fórum trouxe o tema “Representação e Participação Efetiva da Sociedade Civil. Foto: Allexandre Costa
Durante o evento, integrantes do CMDCA apresentaram a funcionalidade do Conselho, suas demandas e especificidades. Foto: Allexandre Costa

Rio das Ostras realizou o VIII Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer na tarde desta terça, dia 7.

Organizado pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, o Fórum trouxe o tema “Representação e Participação Efetiva da Sociedade Civil. No mesmo dia, foi realizada a Assembleia de Eleição dos integrantes do CMDCA das Organizações Não-governamentais.

Tiveram direito a voto e ser votadas todas as entidades não governamentais, devidamente registradas no Conselho, que atendam ou desenvolvam trabalhos com crianças e adolescentes e que estejam legalmente constituídas há, pelo menos, um ano ininterrupto no Município. Cada organização pôde indicar uma pessoa para votar e ser votada.

Foram eleitas as seguintes instituições: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Grupo de Apoio à Adoção – ADOTE; Associação Égide – CT; Fundação Joanna de Ângelis; e Associação Movidos pelo Amor – AMA.

RESPONSABILIDADES – Os conselheiros eleitos terão as seguintes responsabilidades: encaminhar, junto aos órgãos competentes, denúncias de todas as formas, referentes às negligências, omissão, discriminação, exploração, violência, entre outras; participar de reuniões ordinárias mensais, segundo calendário ajustado pelo próprio conselho e reuniões extraordinárias, conforme convocação da mesa diretora ou por requerimento firmado pela maioria absoluta de seus membros; e conhecer e cumprir o Regimento Interno e demais legislações em vigor.