Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Ilustração de um caminhão de lixo - Por cima da imagem escrito: Fique atento! Descarte o seu lixo apenas nos dias e horários de coleta em sua rua!

Em Rio das Ostras possui um aterro sanitário licenciado e que chega a processar em datas de grande movimentação turística até 190 toneladas de lixo em um único dia, o serviço de coleta de resíduos domésticos cobre toda a cidade.

Dias e horários da coleta

  • SEG - QUA - SEX
    a partir das 8h

    Âncora, Cantagalo, Cláudio Ribeiro, Atlântica, Jardim Mariléa, Mariléa Chácara, Porto Seguro, Novo Horizonte, Village Rio das Ostras e Rocha Leão.

  • TER - QUI - SÁB
    a partir das 8h

    Jardim Campomar, Cantinho do Mar, Cidade Beiramar, Cidade Praiana, Extensão Serramar, Jardim Miramar, Jardim Patrícia, Mar do Norte, Maria Turry, Nova Aliança, Palmital, Recanto, Serramar, Extensão do Bosque (até a Rua Rio Grande do Norte), Alphaville e ZEN.

  • SEG - QUA - SEX
    a partir das 19h

    Centro, Bosque da Areia, Enseada das Gaivotas, Floresta, Mar y Lago, Nova Esperança, Praia Mar, Reduto da Paz, Terra Firme, Verdes Mares, Boca da Barra, Bosque da Praia, Bosque Beira Rio, Colinas, Costazul, Jardim Bela Vista, Ouro Verde e Recreio.

  • TER - QUI - SÁB
    a partir das 19h

    Balneário Remanso, Camping do Bosque, Casa Grande, Extensão do Bosque (a partir da Rua Rio Grande do Norte), Extensão Novo Rio das Ostras, Novo Rio das Ostras, Operário, Peroba, Parque São Jorge (Ilha), Liberdade, Nova Cidade, Parque Zabulão, São Cristóvão, Village Sol e Mar, Gelson Apicelo e Santa Helena.

Foto de um profissional de limpeza colocando garrafas de vidro numa lixeira de coleta seletiva

Vamos reciclar?

O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) recolhe por meio de seus ecopontos, papel, plástico, metal, vidros e óleo de cozinha usado.

A novidade agora é a possibilidade de descarte correto de lixo eletrônico e materiais como espojas de lavar louças, canetas, lapiseiras, escovas e tubos de pasta de dente. Um trabalho essencial para ajudar o ambiente.

Conheça os Ecopontos

Logo do CEDRO - Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras Avenida Linda s/nº
Novo Rio das Ostras

10 dicas para descartar o
lixo de casa de forma correta

  1. 1

    Primeiramente, é preciso separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável. Separe também os resíduos orgânicos dos secos. E sempre utilize sacos biodegradáveis.

    Alguns exemplos de materiais que você pode separar e encaminhar para os Ecopontos da Prefeitura de Rio das Ostras são: Potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos, parafusos e alguns equipamentos eletrônicos.

    Agora, conheça aqueles que não é possível reciclar: papel carbono, papel celofane, etiquetas e fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, vidros temperados, esponjas de aço, embalagens metalizadas, espelhos, vidros, porcelana, cerâmica, cristais e isopor.

  2. 2

    Entre os recicláveis, estão as garrafas PET. Separe-as, a reciclagem delas reduz o volume de lixo, gera emprego e renda para trabalhadores autônomos e cooperativas.

  3. 3

    Outro item reciclável é a latinha. Uma latinha de alumínio feita a partir de minério virgem gasta 20 vezes mais energia elétrica para ser produzida do que uma latinha feita de alumínio reciclado. Reciclar as latinhas, além de gerar emprego e renda, evita a extração de mais minério e economiza energia.

  4. 4

    Diminuir o tamanho das garrafas PET e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas também auxiliar o processo de reciclagem. É preciso ainda fechar as garrafas com a tampa após amassada.

  5. 5

    Sempre que fizer compras, leve a própria sacola. Ela diminui o uso de sacolas plásticas. O plástico, se descartado de forma incorreta, pode levar até 100 anos para se decompor na natureza. Se a sacola pessoal não for suficiente, opte por adquirir sacolas plásticas recicladas.

  6. 6

    Óleo de cozinha usado também é reciclável. Algumas pessoas, ou entidades, transformam o óleo em sabão. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa.

  7. 7

    Se possível, sempre optar por comprar produtos sem embalagens ou isopor. Pois todas elas só servem para cumular mais lixo.

  8. 8

    O papel é um dos itens mais volumosos no lixo doméstico. Separa-los, rasgá-los em pedaços e empilhar, além de diminuir o volume, ajuda na hora de enviar para reciclagem.

  9. 9

    Baterias de telefones celulares geram lixo tóxico. Por isso, uma alternativa ao descarte deste material no lixo de casa, é entregar as baterias velhas em lojas de eletrônicos. Muitas delas providenciam ou encaminham o material para reciclagem.

    As baterias piratas para telefones celulares duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio que as baterias legalizadas. O mercúrio é um dos metais mais tóxicos que existem e ataca o sistema nervoso. Evitar a pirataria é bom para o bolso, para a saúde e também para o meio ambiente. Já que o mercúrio destas pilhas vai poluir o solo e o lençóis de água.

    Assim como as baterias, as pilhas também podem ser recicladas. Delas pode ser recuperado zinco e manganês, ambos minerais usados na correção de solos para agricultura. Baterias, pilhas e tambem equipamento eletrônicos como celulares, computadores, impressoras e notebooks sem utilidade podem ser doados para reciclagem nos Ecopontos disponibilizados pela Prefeitura.

  10. 10

    Se não for possível fazer o transporte do material reciclável, é possível fazer contato diretamente com as cooperativas de catadores, eles podem fazer a coleta para você.

Caso a coleta não passe no dia programado, mande uma mensagem via whatsapp informando sua rua e localidade.
(22) 99223-3392
Foto de uma mão segurando um smartphone com a tela do WhatsApp aberta
  1. 1

    Entre em contato pelo whatsapp

    (22) 99223-3392

  2. 2

    Informações

    Informe sua rua e localidade

  3. 3

    Atenção

    O contato com este whatsapp deverá ser realizado apenas via mensagem, nào aceitando chamadas de áudio nem vídeo.

Não deixe pintar sujeira, lixo no lugar certo Não deixe pintar sujeira - Coleta de Lixo

Pesquisa no Portal