Combate a ligações clandestinas de esgoto chega a Cidade Beira Mar
Publicada em: 7 de Maio de 2025 - 08h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Trabalho do SAAE, autarquia municipal, se estende a todas as localidades de Rio das Ostras
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, vem dando continuidade ao trabalho de identificação e combate a ligações clandestinas de esgoto nas redes de drenagem do Município. Nesta terça, 6, as equipes do SAAE estiveram atuando na Rua Goiás, em Cidade Beira Mar, com apoio da concessionária Rio + Saneamento.
Nessa ação, foram vistoriados 12 quilômetros de redes de esgoto. Também foram inspecionados poços de visita e caixas de passagem. As equipes fizeram testes com máquina de fumaça e líquido colorido para detectar despejos irregulares de esgoto nas galerias de águas pluviais. A equipe do SAAE ainda vistoriou residências e comércios locais.
“Ressalto a importância dessas ações, que foram solicitadas pelo prefeito Carlos Augusto, como uma série de iniciativas para combate a alagamentos e recuperação da balneabilidade dos corpos hídricos da Cidade. Continuaremos a realizar esse trabalho por todo o Município”, explicou Maycon Prata, presidente do SAAE.
TRABALHO PERMANENTE – Essa ação do SAAE começou em Cidade Praiana, em abril, quando mais de 10 quilômetros de redes foram inspecionados. Naquela ação, foram visitados quatro comércios e 28 residências. Cinco ligações irregulares de esgoto foram identificadas e os responsáveis pelos imóveis, autuados.
Esse trabalho está integrado a uma série de ações da atual Gestão Municipal para minimizar os impactos das chuvas, melhorar o escoamento das águas pluviais, além de livrar os corpos hídricos da poluição.
As ligações clandestinas comprometem a balneabilidade das praias, rios, canais e córregos da Cidade, afetando diretamente a saúde pública e contribuindo para os alagamentos.
DENÚNCIA – A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial para acabar com esse problema no Município. Denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas diretamente ao SAAE pelo telefone (22) 2771-6422.