Concurso de Contos com inscrições abertas

Publicada em: 9 de Fevereiro de 2023 - 13h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A literatura foi uma das principais válvulas de escape durante a pandemia, permitindo que o leitor viajasse para além do espaço físico, embarcando em outras realidades e universos. E para premiar este segmento tão importante, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento, e a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro lançaram a primeira edição do Concurso Cultural “Contos RJ”. O processo de inscrição será feito de forma gratuita e online pelo site http://cultura.rj.gov.br e permanecerá aberto até o dia 15 de março, às 18h.

A Fundação Rio das Ostras de Cultura apoia e divulga a iniciativa para que os escritores e amantes da literatura do município e da Região também possam participar do concurso. A oportunidade é voltada para autores do Estado do Rio de Janeiro, novos ou já consagrados, e vai garantir 20 vagas, todas destinadas a projetos que abordem textos inéditos, na modalidade “Conto”, dentro da temática “Um Olhar Sobre o Amanhã”. O material selecionado será reunido em um único livro, com edição física, que será publicado pela Imprensa Oficial.

Poderão participar do prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, a partir de 18 anos de idade, residentes no Estado do Rio de Janeiro. Não há vedação para escritores que já tenham obras individuais publicadas.

Serão aceitos contos com no máximo oito laudas, totalizando como limite 16.000 caracteres com espaço, sem contar o título. Não serão aceitos contos em coautoria. As obras inscritas deverão ser autorais e o proponente deve assegurar os direitos pelo texto. Cada proponente poderá enviar apenas um conto.
É importante frisar também que o conto enviado deve ser inédito, e não pode ter participado de outros concursos ou recebido prêmios nacionais ou internacionais. Não serão aceitos textos que contenham conteúdo discriminatório e que incitem ódio, preconceito ou ofenda Direitos Humanos. Somente serão habilitados os contos redigidos em Língua Portuguesa.

Serão contemplados dois candidatos por região, atendendo de forma igualitária as dez áreas administrativas do Estado do Rio e buscando evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades. Os autores ainda receberão premiação no valor de mil reais, em parceria com a PublishNews, como forma de fomento à arte fluminense.

O edital completo está disponível no site da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e as dúvidas ou esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail: concursoslc2023@gmail.com

O edital completo está disponível no site da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa Foto: Divulgação