Conectando Saberes tem troca de experiência

• Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
Publicada em: 3 de Maio de 2023 - 09h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Encontros são divididos entre anos de escolaridades do Ensino Fundamental e da Educação Infantil Foto: Divulgação
Desde a retomada da iniciativa, no mês de abril, já foram realizadas cinco reuniões divididas entre anos de escolaridades do Ensino Fundamental e da Educação Infantil Foto: Divulgação

Professores e profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino possuem um espaço especial de troca de experiência. O projeto “Conectando Saberes” promove encontros de articulação entre servidores de diferentes unidades escolares com momentos de escuta, reflexão e novos aprendizados. Desde a retomada da iniciativa, no mês de abril, já foram realizadas cinco reuniões divididas entre anos de escolaridades do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

A professora Renata Neves, da Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes, participou do encontro de Educação Infantil. Ela afirma que o momento trará mudanças na prática em sala de aula. “Ações como essas fazem com que reflitamos sobre a nossa prática e resgatemos aquilo que é fundamental para garantir o direito de aprender dos nossos alunos. Sabendo onde queremos chegar, planejamos melhor o caminho que percorremos com cada criança para que elas se desenvolvam. O encontro deixou um gosto de quero mais e também o sentimento de pertencimento a uma rede de professores absolutamente comprometidos com o trabalho que realizam”, disse.

Com os profissionais atuantes em turmas do 1° ao 5º ano, a dinâmica dos encontros contou com a criação de uma nuvem de palavras escolhidas pelos participantes, seguida por uma roda de conversa para o levantamento dos desafios pedagógicos para o trabalho com os alunos. “O projeto gera uma oportunidade de aproximação ainda maior com os profissionais da rede, favorecendo reflexões e ampliando os horizontes para o conhecimento”, explicou a gerente de Acompanhamento Pedagógico Waldineia Barbosa.

Os encontros do Conectando Saberes são informados previamente às unidades escolares de acordo com a proximidade das atividades. As reuniões são presenciais e acontecem periodicamente.

Os profissionais interessados em participar dos encontros devem realizar as inscrições na página da Formação Continuada, disponível no Portal da Educação (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br).

Para mais informações ou esclarecimentos, a equipe da Gerência de Formação Continuada está à disposição por meio do e-mail: formacao@edu.pmro.rj.gov.br