Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Conferência discute Meio Ambiente

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado Júnior, fez a abertura da Conferência ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Braga Mesquita
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A Conferência reuniu sociedade e profissionais da área para discutir sobre o meio ambiente e as políticas públicas
Publicada em: 29 de Março de 2022 - 12h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado Júnior, fez a abertura da Conferência ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Braga Mesquita Foto: Allexandre Costa
A Conferência reuniu sociedade e profissionais da área para discutir sobre o meio ambiente e as políticas públicas Foto: Allexandre Costa

Rio das Ostras realizou no último sábado, 26 de março, a 12ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que reuniu sociedade e profissionais da área no Colégio Profª. América Abdalla para discutir sobre o tema central “Mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Município”, que foi norteada pela discussão de três eixos temáticos: erosão costeira, vulnerabilidade ambiental e educação ambiental.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado Júnior, fez a abertura da Conferência ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Braga Mesquita, que acompanhou os trabalhos durante todo o dia.

Para discutir junto aos participantes os principais temas da Conferência, Rio das Ostras recebeu o professor Dr. Isimar de Azevedo Santos, da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF Macaé, que ministrou palestra sobre o tema “Mitos e Verdades sobre o Aquecimento Global” e o professor Dr. Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense, que ministrou sobre os “Aspectos da Erosão Costeira de Rio das Ostras”. Os debates foram bastante enriquecedores, inclusive com a participação da plateia.

Os participantes tiveram momentos de trabalho, divididos em grupos e apresentaram propostas de ações para colaborar com a política pública de meio ambiente do Município.

Também durante a Conferência foi votada a nova composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente, para o biênio 2022/2023. Dos 16 assentos do Conselho, cinco serão indicados pelo Executivo Municipal e 11 deveriam ser eleitos na Conferência, sendo três para instituições técnicas governamentais e oito para instituições da Sociedade Civil Organizada. Das três vagas relativas às instituições técnicas do poder público, somente a EMATER e o ICMBio se inscreveram. A Administração Municipal fará convite a alguma outra instituição técnica para ocupar a vaga em aberto.

Farão parte do Conselho a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras – AERO; Associação dos Engenheiros e Arquitetos Servidores Municipais de Rio das Ostras – AEA-SRO; Associação Alphaville; Associação Raízes; Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI; Rotary Club de Rio das Ostras; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras – SindServ – RO e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Pesquisa no Portal