O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente já tem data marcada

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Conferência é desenvolvida nas escolas de Rio das Ostras do 6º ao 9º ano.
Publicada em: 2 de julho de 2025 - 08h52 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Conferência é desenvolvida nas escolas de Rio das Ostras do 6º ao 9º ano. Foto: Divulgação

Evento em Rio das Ostras contará com a participação de nove escolas

A Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente já tem data marcada em Rio das Ostras. No dia 8 de julho, nove escolas da Rede Municipal de Ensino irão integrar o evento, com apresentação dos projetos sobre justiça climática no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), da Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhos sobre o tema foram desenvolvidos por alunos e professores durante as jornadas pedagógicas nas escolas.

A ação integra a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), promovida pelo Governo Federal, que visa oportunizar a mobilização das escolas brasileiras para reflexão sobre as mudanças climáticas. Em Rio das Ostras, a iniciativa foi desenvolvida nas escolas do 6º ao 9º ano.

Após as conferências no âmbito escolar, cada unidade enviará seus representantes (um delegado e um suplente) para apresentação dos trabalhos escolares a uma comissão especial da Conferência Municipal. O grupo irá selecionar o projeto apto a representar o Município na etapa estadual da Conferência.

“Como exercício de democracia participativa, a Conferência amplia as possibilidades de adolescentes e jovens colocarem suas habilidades em ação para a melhoria da qualidade de vida”, pontuou a coordenadora pedagógica do Município, Flávia Rangel, responsável pela iniciativa no Município, juntamente com a coordenadora Adriana Leal.

CONFERÊNCIA – A CNIJMA é um processo pedagógico e formativo de Educação Ambiental para escolas de 6º a 9º ano. O objetivo é gerar pesquisas, diálogos, troca e construção de conhecimentos, reflexões e ações transformadoras sobre questões socioambientais que afetam o cotidiano das pessoas. Em 2025, o tema da conferência é: “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.

Pesquisa no Portal