Conselheiros tutelares recebem treinamento para uso do SIPIA
Publicada em: 11 de novembro de 2025 - 16h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Ferramenta é um instrumento estratégico voltado à garantia dos direitos da criança e do adolescente
Conselheiros tutelares de Rio das Ostras receberam nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11, uma Oficina de Formação para utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – SIPIA/CT. O objetivo foi ampliar os conhecimentos dos conselheiros quanto ao lançamento de dados no sistema, aprimorando a qualidade das informações registradas. O sistema está sendo implantado no Município e será administrado pela Secretaria de Assistência Social.
Participaram do curso integrantes do Conselho Tutelar e uma representante da Secretaria. O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, destacou que o sistema facilita o registro e o tratamento de informações em defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. “Essa capacitação é importante para o fortalecimento dos conselhos, para que, cada vez mais, possam atender às demandas da comunidade”, afirmou.
A formação foi realizada na Sala de Informática da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, no Village, e contou com a participação de cerca de 10 profissionais e outros cidadãos atuantes na proteção de crianças e adolescentes. O curso teve carga horária de 16 horas e emitirá certificado para os participantes.
As aulas foram ministradas pelo psicólogo Sérgio Henrique Teixeira, mestre em Psicologia Clínica e coordenador técnico estadual do SIPIA.
SIPIA – O SIPIA é um sistema nacional, de propriedade do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC). Sua função é registrar, tratar informações e oferecer suporte às ações federativas relacionadas ao planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.


