Conselho Municipal de Turismo completa seis meses de atuação

• Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 13 de Janeiro de 2020 - 16h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras trabalha em conjunto com a Administração Foto: Allexandre Costa

O principal foco do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras (Comtur) nos primeiros seis meses de trabalho foi organizar a instituição e participar do planejamento das ações para a alta temporada no Município.

Os 18 membros do Comtur elaboraram o Regimento Interno e convocaram os secretários municipais das pastas relacionadas à atividade turística para discutir assuntos como a limpeza e fiscalização de ônibus de turismo.

Dos assuntos discutidos e aprovados pelo Conselho Municipal de Turismo estavam a manutenção dos decks da Praia de Costazul, a queima de fogos do Réveillon, a entrega da revitalização da Praça da Baleia, e a ação da fiscalização nas praias e área de comércio da Cidade.

Também foram formadas três comissões para discutir e traçar ações sobre assuntos que foram destacados como de suma importância para a Cidade – Turismo nas Escolas, Moradores de Rua e Excursões. Este trabalho já começou a dar resultado. O Comtur, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, elaborou a Minuta de Lei para implantação da tarifa de estacionamento para os ônibus de excursão, que já está na Procuradoria Geral do Município para avaliação.

Para 2020, já estão marcadas as reuniões ordinárias – 17/3; 16/6; 15/9 e 15/12 – para que o Conselho dê continuidade aos trabalhos. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, ter o apoio do Conselho Municipal é muito importante para o planejamento das políticas públicas de turismo. “O nosso Conselho Municipal tem sua maioria de membros da sociedade civil organizada. Trabalhar com o apoio deles, é muito importante, porque estão representando os cidadãos. Fico feliz em poder participar deste momento em que o Conselho saiu do papel e atendeu o anseio da Cidade e principalmente dos empresários e associações diretamente ligados a atividade turística”, disse.