Conselhos Municipais ganham sala para desenvolver suas ações

• Foto: Allexandre Costa
    Conselhos Municipais ganham nova sala no Centro de Cidadania, no Praia Ancora.
  • Foto: Allexandre Costa
    Sala tem um amplo espaço com três ambientes onde quatro Conselhos atuarão.
Publicada em: 29 de julho de 2020 - 12h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Conselhos Municipais ganham nova sala no Centro de Cidadania, no Praia Ancora. Foto: Allexandre Costa
Sala tem um amplo espaço com três ambientes onde quatro Conselhos atuarão. Foto: Allexandre Costa

Rio das Ostras realiza mais uma conquista para o setor da Assistência Social. Os Conselhos Municipais de Assistência Social, do Direito da Criança e do Adolescente, Direito dos Idosos, Direitos da Pessoa com Deficiência, de Segurança e a equipe do Planejamento Orçamento Participativo ganharam uma sala exclusiva para articulação de suas ações e o desenvolvimento de trabalhos importantes para a melhoria e desenvolvimento das políticas públicas no Município.

A sala fica localizada no Centro de Cidadania, no Praia Âncora e terá três ambientes. Um para arquivo da documentação dos quatro conselhos, como ofício e resoluções, outra para reuniões e sala para atividades administrativas e atendimento ao público.

Os conselhos municipais são órgãos autônomos, que têm em sua composição representantes da Prefeitura e da sociedade civil e contribuem para a definição dos planos de ação da Cidade, através de reuniões periódicas, realização de conferências, fóruns, campanhas de enfrentamento a violação de direitos, dentre outras.

Cada conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação. Dentre as suas atribuições inclui-se a defesa dos direitos dos cidadãos.

Para a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, “esse compromisso da atual gestão para com os conselhos vem dar mais visibilidade e evidenciar a importância desses órgãos que precisam estar mais próximos do cidadão, pois a partir do momento em que toma conhecimento, desperta o seu interesse e estimula a participação social e popular, o que vem a fortalecer as políticas públicas municipais. Essa integração entre o poder público e a sociedade civil é um exercício de democracia para que juntos possam superar as dificuldades encontradas no campo social, o que vem a beneficiar a toda comunidade. É uma conquista que nos alegra muito, pois os conselhos e os conselheiros por estarem mais próximo e acessível à comunidade avançaram com seu trabalho no município”.

“Quero agradecer imensamente o espaço destinado aos Conselhos do nosso Município, localizado no Centro de Cidadania. Há muito tempo era solicitada essa sala, para que pudéssemos guardar os nossos documentos com segurança, para as reuniões e estarmos mais próximos de quem precisa de nós. Esse espaço é de extrema importância para nós cidadãos de Rio das Ostras, um local democrático para discutirmos políticas públicas, voltadas para a nossa população”, disse Tânia Mara Saldanha Pereira, representante não governamental do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

—