Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Costazul recebe ação ‘Na Onda de Praia Limpa’

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Caminhada de coleta faz parte das atividades do projeto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Atividades esportivas ao som de DJ também estão na programação
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Os participantes do evento vão poder fazer aula de yoga
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Será oferecido um lanche logo após a caminhada de coleta
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Raphael Miranda e Érica Almeida são os idealizadores do projeto, que conta com muitos parceiros
Publicada em: 18 de Abril de 2023 - 14h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Caminhada com recolhimento de lixo, orientação sobre coleta seletiva, yoga e atividades esportivas fazem parte da programação

Uma manhã para pensar na responsabilidade e nos cuidados que todos devemos ter com o meio ambiente. Neste domingo, 23 de abril, Rio das Ostras recebe a quinta edição do “Na Onda de Praia Limpa”. A concentração será às 8h30 no pátio do Shopping Tocolândia, em Costazul. Caminhada de coleta, instalação de novos contentores de resíduos, atividades esportivas e yoga fazem parte da programação, que se encerra às 12h.

A manhã de ações socioambientais e culturais começa com alongamento, seguido do grito de guerra do Projeto. Logo depois acontece a caminhada de coleta com saída da Praia do Remanso (Praça da Baleia). Em seguida será servido um lanche, ofertado por meio de doações, e haverá um bate-papo com Juan do Siri Recicle sobre o aplicativo que movimenta a coleta seletiva na Cidade e a importância da educação ambiental.

Depois da palestra começam as atividades esportivas ao som do DJ Mix Tap. As modalidades ofertadas são funcional, bodyboard, power surf e yoga, orientadas pelo Ser+Fitness, Associação de Surf Bodyboard, Felipe Bruno Personal e Andorinha Instrutora de Yoga.


Durante a ação haverá ainda a coleta de óleo vegetal e a inauguração dos novos contentores de resíduos de metal, papel, plástico e vidro que serão posicionados de forma permanente na orla de Costazul.

Uma iniciativa do Projeto Na Onda, a ação tem parceiros como The Golden Walk e a Sangha Platina Solaris. Nesta edição, também atua junto com o Coleta Ostrense e os quiosques Aloha, Point dos Amigos e Point do Surf. O evento ainda tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio das Ostras.

SUSTENTABILIDADE – O Projeto Na Onda foi idealizado por Érica Almeida e Raphael Miranda para ser um movimento que promove a sustentabilidade, a cultura, o esporte e a educação socioambiental a nível global, sempre atuando de forma conjunta com parceiros e serviços. A primeira ação aconteceu em outubro de 2022.

“A meta do ‘Na Onda de Praia Limpa’ é transformar Costazul em uma orla que seja exemplo de sustentabilidade a nível nacional e global. Estamos implementando ainda o ‘Na Onda Verde’, que tem como objetivo promover a coleta de resíduos de estabelecimentos, implementar ecopontos pela Cidade e pontos de coleta seletiva pelas orlas”, conta Raphael.

Todos os quiosques de Costazul já aderiram ao “Na Onda Verde”, assim como o Shopping Tocolândia, que agora conta com um ecoponto para coleta de óleo vegetal e lixo reciclável. Em breve, 12 contentores serão espalhados pela orla, feitos com material reciclado.

Caminhada de coleta faz parte das atividades do projeto Foto: Divulgação
Atividades esportivas ao som de DJ também estão na programação Foto: Divulgação
Os participantes do evento vão poder fazer aula de yoga Foto: Divulgação
Será oferecido um lanche logo após a caminhada de coleta Foto: Divulgação
Raphael Miranda e Érica Almeida são os idealizadores do projeto, que conta com muitos parceiros Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal