Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Bem-Estar Social
  • Cras Sul realiza ação de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

Cras Sul realiza ação de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Crianças e adolescentes participaram de ação no entorno da unidade para prevenção de focos do mosquito
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Junto aos profissionais da Educação em Saúde, crianças seguiram atentas às orientações
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Ideia é estender o projeto a todas as unidades do Cras no Município
Publicada em: 4 de setembro de 2019 - 12h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV participaram nesta terça-feira, dia 3, de uma ação realizada no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul, em Cidade Beira Mar, onde foi feito um trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Bem-Estar Social e a Coordenaria da Vigilância em Saúde – Covisa de Rio das Ostras.

O Projeto “Aqui não, Aedes Aegypti” será estendido para todas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Município. De acordo com a encarregada da Educação em Saúde (que faz parte da Covisa), Patrícia Nunes, o trabalho consiste na mobilização de crianças, adolescentes atendidos nos Cras e monitores também, a fim de que tornem multiplicadores dessas ações de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, doenças como dengue, zika e chikungunya.

Durante a ação, foram realizadas dinâmicas com roda de conversa, teatro com fantoches e um circuito dentro e no entorno da unidade, para reconhecimento da problemática na localidade onde moram. “A dinâmica foi muito boa e interativa. As crianças têm facilidade de absorver as orientações e são verdadeiros multiplicadores. Tirar dez minutos do dia para cuidar do quintal de casa, não deixar água parada e o mosquito se proliferar pode salvar muitas vidas”, destacou Patrícia, que contou com o apoio de mais cinco profissionais da Educação em Saúde.

Yasminn Eduarda Batista de Andrade, de 13 anos, aprovou a iniciativa e disse que as orientações recebidas foram muito importantes.

“Achei uma coisa nova, porque ninguém tinha vindo aqui para falar disso. São informações que podem mudar o mundo. Fiquei impressionada com a quantidade de lixo que encontramos na rua e as pessoas precisam ter consciência de que é necessário cuidar cada um do seu espaço. Isso pode evitar muitas doenças”, ressaltou a adolescente.

Para o diretor do Cras Sul, José Daniel Tomé da Rosa, essa parceria é muito importante para a comunidade, pois cada vez mais novas doenças são transmitidas pelo mosquito.

“É de suma importância esse trabalho de conscientização. As crianças assimilam facilmente o conteúdo e são propagadoras do conhecimento. É uma questão que vai muito da Educação e dos hábitos, que bem trabalhada pode fazer a diferença, e a prevenção é fundamental nesse processo”, concluiu Daniel.

Crianças e adolescentes participaram de ação no entorno da unidade para prevenção de focos do mosquito Foto: Gabriel Sales
Junto aos profissionais da Educação em Saúde, crianças seguiram atentas às orientações Foto: Gabriel Sales
Ideia é estender o projeto a todas as unidades do Cras no Município Foto: Gabriel Sales

Pesquisa no Portal