Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Bem-Estar Social
  • Cresce o número de pessoas em situação de rua com a alta temporada de Rio das Ostras

Cresce o número de pessoas em situação de rua com a alta temporada de Rio das Ostras

  • Foto: Cláudio Pacheco
    Descrição da foto
    Creas fica aberto de segunda a sexta, de 9h às 15h.
Publicada em: 13 de Janeiro de 2021 - 14h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Mesmo diante do alto índice de pessoas infectadas pela Covid-19 no Brasil e da Bandeira Vermelha decretada pela Administração Municipal, Rio das Ostras está com aumento de pessoas em situação de rua durante o verão, período considerado alta temporada na cidade por conta das belezas naturais, sol e praia. Índices estatísticos da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social apontam que nesta época aumenta bastante o número deste público e em 2021 não está sendo diferente.

 

Somente na primeira semana de janeiro, entre os dias 4 e 8, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas atendeu 16 pessoas. No intuito de mapear e levantar o diagnóstico das pessoas em situação de rua, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Prefeitura retomou suas atividades noturnas nesta última terça-feira, dia 12. Nesta ação, foram realizados 27 atendimentos, sendo 15 atendimentos novos.

 

O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações com a população em situação de rua no intuito de apresentar a rede,  os serviços ofertados no município, bem como a realização de encaminhamento para retirada de segunda via de documentação civil e contato com rede parental. O objetivo deste serviço é de construir um vínculo com esse público e trazê-lo para o atendimento particularizado no Creas, visando a superação das violações de direitos, como também sua saída das ruas. A equipe é composta por assistentes sociais e orientadores sociais, e conta ainda com apoio do GOE – Grupamento de Operações Especiais.

 

O Creas também realiza inscrição das pessoas em situação rua no CadÚnico para concessão do Bolsa Família, assim como auxilia o usuário nas questões relacionadas a benefícios previdenciários junto ao INSS. Realiza ainda encaminhamentos a rede de Saúde e demais políticas públicas que fazem necessárias.

 

Quando há interesse do usuário por abrigo, as pessoas em situação de rua são encaminhadas para o Dormitório Casa do Sorriso, que hoje, devido à pandemia teve seu número de vagas reduzido para evitar aglomeração, passou a atender um total de 25 pessoas. Lá são oferecidos banhos quentes, camas individuais com lençóis e cobertas limpas, além de duas refeições diárias, café da manhã e jantar.

 

“Desde o início da pandemia focamos nosso trabalho neste público, intensificamos as abordagens para garantir o acesso a informação e as devidas orientações referentes à Covid-19. Neste período de alta temporada, o número de pessoas em situação de rua aumenta muito e precisamos prestar a devida atenção e orientação, principalmente por conta da pandemia”, disse Giselly Leão, diretora do CREAS.

 

Os serviços do CREAS são ofertados de segunda-feira a sexta-feira, em horário reduzido devido ao novo decreto referente à pandemia, das 9h às 16h. O atendimento é na Rua Araguaia, nº 150, Balneário Remanso. Mais informações pelo telefone (22) 2771-6409.

Creas fica aberto de segunda a sexta, de 9h às 15h. Foto: Cláudio Pacheco

Pesquisa no Portal