Ações educativas de combate ao Aedes Aegypti envolvem crianças e adolescentes
Publicada em: 28 de outubro de 2019 - 08h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO Centro de Referência de Assistência Social – Cras Norte realizou nesta quinta-feira, dia 24, uma ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, com crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa aconteceu no bairro Cláudio Ribeiro, e contou com a parceria entre a Secretaria de Bem-Estar Social e a Coordenaria da Vigilância em Saúde (Covisa) de Rio das Ostras.
Foram realizadas ações educativas com orientações, dinâmicas, roda de conversa e teatro com fantoches. Na prática, um circuito para o reconhecimento do território, e como é realizado o trabalho pelos Agentes de Combate às Endemias.
De acordo com a encarregada da Educação em Saúde, integrante da Covisa, Patrícia Nunes, a dinâmica foi muito boa e interativa. “As crianças têm facilidade de absorver as orientações e são verdadeiros multiplicadores. Tirar dez minutos do dia para cuidar do quintal de casa e não deixar água parada para mosquito se proliferar pode salvar muitas vidas”, destacou.
O Projeto “Aqui não, Aedes Aegypti” consiste na mobilização de crianças, adolescentes atendidos no Cras e monitores, para que se tornem multiplicadores das ações de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, doenças como dengue, zika e chikungunya. O Projeto de mobilização de crianças e adolescentes será estendido para todas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Município.

