Crianças e adolescentes participam de Oficina de Pandeiro

• Foto: Divulgação
Publicada em: 21 de outubro de 2021 - 16h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Vinte e quatro crianças e adolescentes do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcelos – CIC I participaram da oficina Foto: Divulgação

Um momento de diversão e aprendizado musical para 24 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcelos – CIC I, localizado em Nova Esperança. Foi esse o “clima” da Oficina de Pandeiro Popular, uma parceria da Secretaria de Assistência Social com a Fundação Rio das Ostras de Cultura, realizada na tarde da quarta-feira, 2o de outubro.

Ministrada pelo músico e produtor cultural Anderson Santos, fundador do Núcleo de Estudos de Percussão, a oficina conquistou os participantes. “A aula foi muito educativa e divertida. O professor nos falou como surgiu o pandeiro e aprendemos a tocar”, contou Nicoly Toledo Ferreira, de 17 anos. “Eu achei muito legal. Eu amei”, enfatizou Jeyza Velloso de Souza, de 11 anos.

A secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, agradeceu a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Régis, pela parceria que possibilita a inclusão de pessoas em maior vulnerabilidade social.  “Nossas crianças estão sedentas por momentos como esse, que tanto refletem no seu desenvolvimento e no fortalecimento das suas relações”, destacou Eliara.

FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – O Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcelos – CIC I tem por finalidade o desenvolvimento de ações para superação das situações que geram vulnerabilidade social. O local, que oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem capacidade para atender até 160 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no contraturno escolar.

O CIC I, que passou por uma grande reforma recentemente, permanece com atividades presenciais suspensas por conta da pandemia. Mantendo as regras de distanciamento e uso de máscaras, a Oficina de Pandeiro Popular foi uma atividade pontual visando fortalecer os vínculos das crianças em situação de vulnerabilidade social.