Crianças levam afeto e esperança a adolescentes

Atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo
Publicada em: 28 de setembro de 2022 - 11h03 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo Foto: Divulgação

Um gesto carinhoso pode mudar positivamente os sentimentos. Com esse objetivo, alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Enedina Fidélis Moreira levaram mensagens de amor e esperança aos estudantes da escola vizinha, a Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada.

A ação fez alusão à campanha Setembro Amarelo, por meio da interação e do compartilhamento de afeto entre crianças e adolescentes.

De acordo com a diretora da escola Enedina, Elizângela Meireles Lopes, antes de transmitir a mensagem de amor aos mais velhos, a temática dos sentimentos foi passada, primeiramente, para os pequenos. “Trabalhamos com os alunos a importância deles, dos sentimentos e de estar feliz. Depois realizamos a ação na Fazenda da Praia sobre o valor à vida com os adolescentes. A ideia surgiu com a professora Juliana e toda equipe abraçou a causa”, contou.

Na ação, as crianças pediam para os adolescentes tocarem em suas mãos fechadas. Ao serem tocadas, as mãos se abriam e entregavam uma bala de presente, junto com a pergunta feita ao aluno: “sabia que você é especial?”.

As crianças também realizaram a dinâmica do espelho, mostrando aos alunos que eles são especiais e importantes. Além disso, os pequenos disseminaram mensagens de otimismo, com frases como “você é importante” e “você é uma pedra preciosa”.

“Conseguimos atingir todas as turmas da manhã e da tarde. Com gestos e discursos de amor, nossos pequenos disseram aos mais velhos a importância da vida”, descreveu Elizângela.

Já a diretora da Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada, Aline Beraldi, destacou a alegria transmitida pelas crianças. “A atividade feita pelos alunos da Escola Enedina foi um presente neste momento tão complexo, em que, muitas das vezes, os adolescentes demonstram tristeza e baixa autoestima. Recebê-los fez renascer a alegria e mostrou aos alunos que nada está perdido. Muitos se emocionaram e lembraram da época da Educação Infantil. Com certeza essa sementinha vai florescer no nosso próximo projeto”, completou Aline.

Setembro Amarelo – Durante todo o mês de setembro, as escolas municipais de Rio das Ostras realizam ações de valorização da vida e, consequentemente, da importância dos cuidados com a saúde mental.

Na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras, a temática é trabalhada por meio de atividades que colocam em pauta os sentimentos alunos, com objetivo de externar as emoções das crianças e adolescentes.