Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Cuidado pessoal é fundamental para prevenir o Coronavírus

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Servidoras de Rio das Ostras utilizando álcool gel e máscaras.
Publicada em: 29 de julho de 2020 - 12h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Servidoras de Rio das Ostras utilizando álcool gel e máscaras. Foto: Gabriel Sales
Servidoras de Rio das Ostras utilizando álcool gel e máscaras. Foto: Gabriel Sales

A Prefeitura de Rio das Ostras está tomando medidas importantes diante da pandemia do Coronavírus. Por meio de decretos municipais, a Administração Municipal criou o sistema de bandeiras que apontam a situação do Município em relação a velocidade da contaminação e leitos disponíveis. O objetivo é combater a propagação do vírus e achatar a curva, que ainda está crescente.

A participação da população e conscientização para o cuidado individual é fundamental para a prevenção da Covid-19, que já matou quase 90 mil pessoas no Brasil. A higiene faz parte dos protocolos da Organização Mundial de Saúde, e a Fiocruz e a Prefeitura disponibilizam algumas dicas em seus sites.

Não saia de casa sem necessidade, mas se for preciso, utilize máscaras o tempo todo e se possível troque regularmente durante o dia. Ela é uma ferramenta imprescindível para evitar o contágio. Não vá a lugares com aglomerações como praias, praças e festas clandestinas. Quando você se mantém em casa, previne a contaminação daqueles que ocupam postos essenciais de trabalho durante a pandemia, como os profissionais de saúde, supermercados, motoristas, entre outros.

Em Rio das Ostras muitos estabelecimentos como mercados, farmácias, hortifrutis, restaurantes e lanchonetes estão trabalhando com entregue. Priorize o serviço de delivery. Se precisar sair faça a seguinte pergunta: “posso fazer esta tarefa depois? Ou preciso mesmo sair de casa?”.

Lave as mãos frequentemente com água limpa e sabão por, pelo menos, vinte segundos. Principalmente antes de comer e após tossir. Esfregue também entre os dedos, a ponta deles e os pulsos. Caso o local que estiver não tenha lugar para lavar as mãos, utilize álcool gel 70%. Ande com um frasco na bolsa ou mochila para fazer a higienização das mãos frequentemente.

Outra dica importante é evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Use lenço descartável para higiene nasal e cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir com um lenço de papel descartável ou com a parte interna do cotovelo. Nunca utilize as mãos.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e mantenha os ambientes bem ventilados. Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência como maçanetas e corrimãos. Pessoas com Covid-19 e sintomas leves devem permanecer em casa, em isolamento, e caso os sintomas se agravem como a falta de ar, por exemplo, procure o Pronto-socorro de Rio das Ostras imediatamente.  Grupos vulneráveis da população, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência, devem ficar mais atentos às manifestações da doença.

Pesquisa no Portal