Curso gratuito orienta sobre produção de mandioca
Publicada em: 2 de outubro de 2019 - 11h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Um grupo de 15 moradores de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, participou do Curso de Produção de Mandioca – boas práticas de fabricação. Com 24 horas de duração, a qualificação aconteceu em três encontros, o último deles realizado nesta quarta-feira, dia 2, nos quais os cursistas aprendem a fazer saborosas receitas de mandioca. Cozida, frita, ensopada, na forma de farinha, a mandioca pode ser servida em uma grande variedade de pratos.
O curso, gratuito, é uma parceria do Departamento Agropecuário da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Cidade com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rio de Janeiro (Emater-RJ).
O secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Nestor Prado, destacou a importância da parceria. “A questão rural é fundamental para a produção de riquezas em nosso país. A agricultura familiar é muito mais protetiva do que a agricultura em larga escala. Essa parceria é fundamental”, frisou.
CONHECIMENTO E RENDA – Ministrado pela instrutora Beatriz Miranda, formada em Economia Doméstica, o curso ensina receitas à base de mandioca para os cursitas. “Precisamos também abordar os cuidados que devemos ter na escolha da mandioca e na higiene dos utensílios e equipamentos usados em sua fabricação. Desta forma podemos agregar valor ao produto”, destaca Beatriz.
“Este curso é de qualificação técnica e profissional. As aulas qualificam os produtores rurais que produzem mandioca, ensinando a beneficiar seus produtos. Com isso, agregam valor a sua produção e podem obter uma remuneração melhor. Isso, com certeza, gera empregos e renda para a zona rural da região”, comemora Alexandre Viana, presidente do Sindicato Rural Patronal de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.