Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Fundação de Cultura promove cursos livres

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Ballet infantil é um dos cursos oferecidos pela Fundação de Cultura
Publicada em: 21 de Março de 2024 - 13h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ballet infantil é um dos cursos oferecidos pela Fundação de Cultura Foto: Divulgação

 

Com o objetivo de ampliar a oferta de oportunidades de aprendizado, a Fundação Rio das Ostras de Cultura promove mais seis novos cursos, em duas das suas unidades: Casa de Cultura Bento Costa Jr. e Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.

Dos novos cursos, cinco são no Centro de Formação: “Yoga”, “Ballet Adulto e Dança Contemporânea”, “Ballet Infantil, Baby e Adulto”, “Teclado e Piano” e “Violão e Guitarra”; e um na Casa de Cultura: “Desenho Mangá e quadrinhos”.

O Curso de Yoga será ministrado por Maria Marta Moreira Ferreira com aulas às segundas e quartas pela manhã, das 8h às 9h, e quartas e sextas no período da tarde, das 17h às 18h, para alunos a partir dos sete anos de idade.

De acordo com a professora, o objetivo do curso é divulgar a yoga na perspectiva da diversidade de experiências culturais presente na sociedade, como uma prática possível no universo da Educação Física.

 A professora Fernanda Bravo de Souza é a responsável pelo curso livre de “Ballet Adulto e Dança Contemporânea”. As aulas são destinadas a alunos a partir de 18 anos, às sextas-feiras. A parte da manhã, das 9h às 10h30, é destinada ao ballet adulto. Já os interessados em dança contemporânea terão aulas no período da tarde, das 15h às 16h30.

O objetivo das aulas é organizar a estrutura física, estimular a criatividade por meio dos movimentos improvisados, aumentar a força muscular, a flexibilidade e a consciência corporal.

 Já o curso de “Ballet Infantil, Baby e Adulto” terá aulas nos períodos da manhã e da tarde, de segunda a quinta-feira. No período das manhã, as aulas serão em três horários: 8h, 9h e 10h30, com uma hora de duração. À tarde os horários serão às 14h e às 16h.

A responsável pelas aulas será a professora Giuliane Bernardo Ferreira. “A finalidade é dar oportunidade às crianças, adolescentes e adultos que não se encaixam na faixa do curso de formação da Onda, a começar a praticar o ballet com um professor qualificado”, explicou a professora.

 O curso de “Violão e Guitarra” vai acontecer às quintas-feiras, às 9h, 10h, 18h e 19h, com uma hora de duração com o professor Giovanni Bordin Midon.

A professoa Sinara Pacheco será a responsável pelo curso de “Teclado e Piano”. As aulas serão às segundas (10h, 11h, 12h, 13h30 e 16h30), terças (10h e 16h) e sextas (10h e 16h)

Dentre os objetivos dos dois curso estão fazer com que o aluno conheça possibilidades técnicas no instrumento e como tocá-lo em um conjunto musical. Além de desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.

 O artista Sagui Maurício Gonçalves é o responsável pelo Curso de “Desenho Mangá e quadrinhos”. As aulas serão às segundas-feiras, com duas horas de duração, em dois horários: 9h30 e 11h30. O número mínimo será de cinco alunos e o máximo de 12, a partir dos 12 anos de idade.

Os interessados podem entrar em contato direto com a unidade para fazer a sua inscrição. A mensalidade dos cursos está no valor de R$ 85.

A Casa de Cultura fica na Rua Bento Costa Jr, 70, no Centro. Já o Centro de Formação Artística fica na Praça José Pereira Câmara, s/nº, no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2764-6376.

 CURSOS – Na temporada 2024, além dos cursos citados, a Fundação também conta com cursos livres de “Capoeira Raiz Besouro”, “Desenho Artístico, Observação e Pintura em Aquarela”, “Pintura Acrílica” “Pintura em Madeira” e “Pintura em Tecido”.

Pesquisa no Portal