Dados do Cadastro Único são informatizados nos Cras

• Foto: Allexandre Costa
    Atendentes e usuários estão satisfeitos com novo sistema para o CadÚnico
  • Foto: Allexandre Costa
    Com sistema informatizado, atendimento no Cras Central ganhou mais agilidade
Publicada em: 8 de Abril de 2019 - 17h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Mais melhorias chegam aos Centros de Referência de Assistência Social – Cras do Município. Na última semana, a mudança começou pelo Cras Central, situado no Parque da Cidade, onde a atualização de dados e inscrição das famílias de baixa renda no Cadastro Único – CadÚnico passou por readequações e agora está informatizado. A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, por meio do Departamento de Gestão de Benefícios e Convênios, está reorganizando o processo dando mais agilidade ao atendimento dos cadastrados dentro das unidades do Cras.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão de Benefícios e Convênios, Adeniusa Constancio, a unidade tem uma média de 150 atendimentos por semana, sendo aproximadamente 90 para preenchimento do cadastro. Com a modificação, os profissionais que atuam diariamente nos Cras estarão registrando as informações diretamente no sistema. Portanto, esse tipo de atendimento que antes levava mais de uma hora para finalizar pelos formulários serem preenchidos manualmente, agora com o sistema informatizado leva cerca de 20 minutos.

“Esse é mais um avanço da gestão do prefeito Marcelino, que prioriza o bem-estar do cidadão. Com essa mudança, conseguiremos atender mais pessoas diariamente e com mais agilidade e qualidade. Começamos pelo Cras Central, mas a ideia é estender o sistema informatizado para todas as unidades do Cras”, destacou Adeniusa.

Para a auxiliar administrativo Luciane Soares da Silva Rangel, que trabalha há seis anos no Cras, esse momento é muito gratificante, pois a Administração Municipal não mede esforços para proporcionar melhorias no atendimento à população.

“Preencher os formulários manualmente era muito desgastante e hoje ter o sistema informatizado é um sonho que tornou realidade. Não é o melhor só para nós atendentes, mas principalmente para os usuários, que agora também ganham um atendimento mais rápido. Só temos a agradecer”, acrescentou Luciane.

CADASTRO ÚNICO – O CadÚnico é um programa social que possibilita as famílias de baixa renda aceso a programas e benefícios sociais, como o Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida e outros. Famílias que possuem renda familiar de até três salários mínimos podem ser inscritas no programa, devendo atualizar o cadastro a cada dois anos. A inscrição no CadÚnico ocorre em todos os CRAS de Rio das Ostras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Atualmente, o Município conta com mais de 14 mil famílias inscritas no Cadastro Único.

Atendentes e usuários estão satisfeitos com novo sistema para o CadÚnico Foto: Allexandre Costa
Com sistema informatizado, atendimento no Cras Central ganhou mais agilidade Foto: Allexandre Costa