Debate sobre trânsito reúne gestores e moradores
Publicada em: 21 de Maio de 2014 - 12h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCentenas de pessoas participaram do primeiro encontro do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito realizado em 2014. A reunião, que aconteceu nesta terça-feira, dia 20, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla, contou com a presença do prefeito Sabino, representantes de secretarias de governo, educadores, alunos e comunidade. O objetivo foi debater e buscar soluções conjuntas para a melhoria do trânsito e diminuição dos acidentes na Cidade.
“Durante muitos anos o automóvel foi o transporte priorizado nas cidades e abrir estradas simbolizava progresso. Hoje os municípios buscam alargar calçadas e valorizam a mobilidade, centrada não mais nos veículos e sim nas pessoas. Por isso mesmo o trabalho de educação para o trânsito se faz tão importante. Infelizmente, o número de acidentes em nossa cidade ainda é alto. Será com a participação e conscientização de todos que poderemos reverter essas estatísticas”, afirmou Sabino.
O Fórum Permanente de Educação para o Trânsito começou em 2013 e este ano reiniciou as atividades mobilizando um maior número de setores do governo. Além das secretarias de Educação, Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, também as pastas da Saúde, Obras, Planejamento, Urbanismo e Habitação e de Segurança Pública participam do Fórum.
“Estamos saindo na frente já que a Educação para o Trânsito não é obrigatória, embora prevista pelo Código Brasileiro de Trânsito. Começamos a nos reunir no ano passado com o objetivo de atender a comunidade escolar, mas, a pedido do prefeito, decidimos sair dos muros das unidades de ensino para envolver toda a sociedade, que agora é convidada a participar do Fórum Permanente”, afirmou Fernanda Rezende, da Secretaria de Educação, coordenadora geral da iniciativa.
Representantes das diferentes secretarias, presentes ao encontro do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, apresentaram as suas propostas e responderam dúvidas da comunidade. Entre os participantes do evento estavam os alunos do Curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).