O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Defesa Civil
  • Segurança Pública
  • Defesa Civil participa de capacitação e congresso

Defesa Civil participa de capacitação e congresso

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Ainda nesta semana, três agentes participaram do Congresso Técnico Operação Verão 2025/2026
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O curso de extensão “Meteorologia e Sociedade” é voltado para equipes de Defesa Civil e educadores
Publicada em: 3 de outubro de 2025 - 10h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ainda nesta semana, três agentes participaram do Congresso Técnico Operação Verão 2025/2026 Foto: Divulgação
O curso de extensão “Meteorologia e Sociedade” é voltado para equipes de Defesa Civil e educadores Foto: Divulgação

Eventos fazem parte de ações de qualificação permanente dos agentes

Agentes da Defesa Civil de Rio das Ostras participaram, nesta semana, de um curso de capacitação e do Congresso Técnico Operação Verão 2025/2026 do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. As atividades integram uma série de ações voltadas à qualificação da equipe e à melhoria no atendimento à população, principalmente durante o período de verão.

O curso de extensão “Meteorologia e Sociedade”, voltado para equipes de Defesa Civil e educadores, foi realizado gratuitamente na quarta-feira, dia 24, e terá uma nova aula no dia 12 de novembro, no LAMET – Laboratório de Meteorologia, campus de Macaé. A formação envolve projetos de extensão como: “Tempo de aprender em clima de ensinar”, “Processamento e análise de dados ambientais”, “Processamento e interpretação de imagens de satélites meteorológicos” e “Territórios do Petróleo: ações para o controle social dos royalties”.

Ainda nesta semana, três agentes participaram do Congresso Técnico Operação Verão 2025/2026, que discutiu estratégias para a temporada de verão de 2026. Entre os temas abordados estavam: prevenção de acidentes, protocolos de resgate na “primeira hora de ouro”, procedimentos de mergulho e salvamento de vítimas, atuação de operadores de embarcações, suporte de equipes de base no local, uso de aeronaves e drones, além de ações específicas para o atendimento de crianças perdidas nas praias.

O coordenador da Defesa Civil, Edimilson Silva Martins, destacou a importância das formações.

“Essas capacitações fazem parte do nosso programa de treinamentos internos, determinados pela Administração Municipal. Conseguimos enviar dois agentes para o curso de meteorologia e também nossa equipe de serviço de praia para o congresso. Esses eventos são fundamentais para que possamos atender melhor a população, especialmente em um período desafiador como o verão”, ressaltou.

 

Pesquisa no Portal