O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Defesa Civil
  • Segurança Pública
  • Defesa Civil discute Plano de Saneamento Básico de Rio das Ostras

Defesa Civil discute Plano de Saneamento Básico de Rio das Ostras

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O PMSBRO cria planejamento para questões relacionadas a alagamento entre outros aspectos de proteção e Defesa Civil
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Além da reunião, foram realizadas visitas de campo para identificação e registro dos locais mais vulneráveis
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Entre as áreas visitadas estão as localidades Cidade Praiana, Extensão Serramar, Palmital, Extensão do Bosque, entre outras
Publicada em: 15 de julho de 2025 - 10h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O PMSBRO cria planejamento para questões relacionadas a alagamento entre outros aspectos de proteção e Defesa Civil Foto: Divulgação
Além da reunião, foram realizadas visitas de campo para identificação e registro dos locais mais vulneráveis Foto: Divulgação
Entre as áreas visitadas estão as localidades Cidade Praiana, Extensão Serramar, Palmital, Extensão do Bosque, entre outras Foto: Divulgação

O objetivo é criar planejamento para diversos transtornos causados pelas chuvas

Na segunda-feira, dia 14, a Defesa Civil realizou uma reunião para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras (PMSBRO). O coordenador do Órgão, Edimilson Silva Martins, recebeu representantes da HIDROBR, empresa contratada pelo CILSJ – Consórcio Intermunicipal Lagos São João, que vai desenvolver o documento.

O PMSBRO cria planejamento para questões relacionadas a alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de massas, erosões, entre outros aspectos de proteção e Defesa Civil.

Edimilson explicou que o plano é fundamental para o trabalho desenvolvido durante as chuvas e que as medidas visam contribuir para a elaboração do PMSBRO e ainda nortear as ações recomendadas para minimizar ou eliminar os riscos e ameaças.

“Nós vamos contribuir com informações atualizadas e dados estatísticos, como índice pluviométricos de anos anteriores e sugerir medidas. O documento está sendo elaborado pelo Consórcio Lagos São João e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Porém nossos engenheiros têm mais de 20 anos de experiência no Município, como funcionários públicos, então têm muito conhecimento para colaborar no plano”, explicou o coordenador.

Além da reunião, foram realizadas visitas de campo para identificação e registro dos locais mais vulneráveis à ocorrência de desastres. Entre as áreas visitadas estão as localidades Cidade Praiana, Extensão Serramar, Palmital, Extensão do Bosque, Nova Cidade e São Cristóvão.

Participaram também da reunião e observações em campo os representantes da  Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), o engenheiro civil Clayson Marlei Figueiredo e o engenheiro sanitarista Elisandro Gonçalves Henriques – pela Defesa Civil, representantes da HIDROBR, Rafaela Amaral, gestora ambiental, e Bruno Rosa, engenheiro ambiental.

 

Pesquisa no Portal