O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Defesa Civil
  • Segurança Pública
  • Defesa Civil inicia capacitação em equipamentos agrícolas

Defesa Civil inicia capacitação em equipamentos agrícolas

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O treinamento está sendo realizado por uma parceria com o Senar de Silva Jardim
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O curso visa capacitar para operar esse equipamento, seja em área florestal, agrícola ou jardinagem
Publicada em: 12 de agosto de 2025 - 14h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O treinamento está sendo realizado por uma parceria com o Senar de Silva Jardim Foto: Divulgação
O curso visa capacitar para operar esse equipamento, seja em área florestal, agrícola ou jardinagem Foto: Divulgação

Treinamento tem o objetivo de preparar agentes para socorros mais eficientes

Com o objetivo de capacitar os agentes para um atendimento mais seguro e eficiente, a Defesa Civil de Rio das Ostras, com apoio da Secretaria de Defesa Civil de Silva Jardim, participa desta terça até quinta, 12 a 14 de agosto, do curso de Operação e Manutenção de motosserra. O treinamento está sendo realizado por uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Silva Jardim e visa capacitar pessoas para operar esse equipamento, seja em área florestal, agrícola ou jardinagem.

Durante o curso os alunos irão aprender sobre os componentes de motosserra, como afiar a corrente, tencioná-la corretamente e realizar a manutenção básica; técnicas  adequadas para cortes em diferentes situações, incluindo o corte direcional, levando em consideração a segurança e a eficiência; serão abordadas as normas de segurança incluindo o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e procedimentos de segurança para evitar acidentes; legislação relacionada ao uso de motosserras, incluindo normas ambientais e de segurança do trabalho; e ainda os princípios básicos de primeiros socorros para lidar com possíveis acidentes.

O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins, lembrou que o treinamento é mais uma importante capacitação para atendimento e socorro com mais eficiência. “Graças a esse apoio e parceria com a Defesa Civil de Silva Jardim, que está nos cedendo espaço e equipamentos, e com o Senar, que está entrando com a mão de obra técnica, com todos os instrutores, estamos podendo oferecer essa capacitação aos nossos agentes. Hoje a Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros, realiza socorros extremamente desafiadores. Esse treinamento é mais uma etapa fundamental para as nossas equipes”, observou.

Cerca de 10 agentes estão participando do treinamento, que ocorre das 8h às 17 horas, na Defesa Civil de Silva Jardim.

Pesquisa no Portal