Defesa Civil participa de operação coordenada pela Marinha
Publicada em: 16 de setembro de 2022 - 12h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Na manhã desta quinta-feira, 15, uma operação conjunta coordenada pela Marinha do Brasil e batizada de “Operação Agatha”, contou com a participação de integrantes do Instituto Estadual do Ambiente- INEA e agentes municipais da Guarda Ambiental e da Defesa Civil. Os agentes percorreram toda extensão litorânea do Município, entre a Praia de Itapebussus e o limite com Casimiro de Abreu (Barra de São João), realizando abordagens em embarcações e vistoriando os pontos de pesca irregulares.
A diligência teve como objetivo coibir a prática de atividade pesqueira em desacordo com as leis ambientais e as normas de uso das águas costeiras. A Marinha é o órgão federal responsável pela fiscalização do uso das águas marinhas, pelas Capitanias dos Portos, que facilita a integração entre os municípios litorâneos, estes que auxiliam o órgão na fiscalização, dando apoio técnico e logístico.
A operação “Agatha” realizou a abordagem de embarcações, sendo duas destas autuadas por irregularidades. Também foram verificadas seis redes de pesca no perímetro fiscalizado e foi apreendida uma rede de grande extensão com malha de medida irregular na orla de Costazul, próximo ao Emissário.
“O trabalho de fiscalização em conjunto com a Marinha do Brasil é importantíssimo para garantir que as atividades pesqueiras em nosso litoral ocorram de forma legal e sem abusos, garantindo aos pescadores uma atividade sustentável e segura”, disse o Jorge Mazzo, Coordenador Geral da Defesa Civil.