Dia D de Campanha de Multivacinação em Rio das Ostras aplicou mais de 2 mil doses
Publicada em: 23 de outubro de 2020 - 13h28 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPostos do Município ficaram abertos nos períodos manhã e tarde para atender toda a população que desejava a imunização
Rio das Ostras realizou no sábado, dia 17 de outubro, o Dia D, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Profissionais de Saúde imunizaram 2.178 pessoas, dentre as vacinas aplicadas estavam 901 doses de sarampo, 535 de Poliomielite, 742 Multivacinação.
O atendimento da população aconteceu nos Postos de Saúde do Município, nos períodos da manhã e tarde.
A vacinação contra a Poliomielite atendeu todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos de idade). Já na Campanha de Multivacinação foram imunizadas crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 15 anos), para atualização da caderneta vacinal. As campanhas seguem até o dia 30 de outubro.
O objetivo dessas ações é reduzir o risco de reintrodução do Poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.
Com a pandemia do Coronavírus, é ainda mais necessário vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando, é claro, todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, diminuindo assim o risco de contágio da doença entre trabalhadores da Saúde e população.
Vale lembrar que todos devem comparecer as unidades de Saúde usando máscaras, e também apresentar o cartão do SUS ou CPF, junto com a caderneta de vacinação.
SARAMPO – Até o dia 30 de outubro, Rio das Ostras também continuará intensificando a Campanha Estadual de Vacinação contra o Sarampo, que vai acontecer paralelamente a Multivacinação e Poliomielite. A imunização é destinada a população de seis meses a 59 anos de idade. Especialmente, todas as pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos devem se vacinar, independentemente de estar ou não com a vacinação em dia, ou seja, será dada uma dose de reforço para esse público.