Dia D de Vacinação contra a Gripe: 6.162 pessoas são imunizadas
Publicada em: 2 de Maio de 2016 - 10h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMEm Rio das Ostras, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe superou as expectativas de imunização. No sábado, 30, o movimento foi intenso nas unidades de saúde. Só nas duas primeiras horas, foram vacinadas cerca de 300 pessoas no Centro de Saúde da Extensão do Bosque. Durante todo o dia foram aplicadas 6.162 doses nas nove unidades de saúde do município que funcionaram no dia D.
A campanha prossegue nas unidades de saúde até o dia 20 de maio e visa imunizar pelo menos 80% do grupo formado por crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, doentes renais e idosos. A secretária de Saúde, dr. Ana Cristina Guerrierri, explica que os pacientes com doenças crônicas devem levar um documento, que pode ser uma receita médica, para comprovar a enfermidade.
Em Rio das Ostras, a vacinação começou no dia 25 de abril e já foram imunizadas 8.843 pessoas. A vacina protege a população contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
No sábado, Katia Cristina Pereira levantou cedo e levou a neta Amanda Lemos Salles, 2 anos, para tomar a vacina. “Acho fundamental manter a caderneta de vacinação da minha neta em dia. É uma forma de prevenção contra várias doenças”, justificou.
Já Sônia Campos, 61 anos, foi a o posto na companhia do marido Claudio Campos, 62 anos. “Desde que começamos a tomar a dose da vacina, não tivemos mais gripe, comentou Sônia.
Basílio da Costa e Silva, 70 anos, fez questão de ser imunizado junto com a filha Isabeli, de 4 anos, atendendo a convocação do Ministério da Saúde, que garante a segurança da vacina e alerta para a necessidade da imunização.
INFLUENZA – A Influenza (gripe), em geral, não apresenta complicações. Porém, no caso de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha, como idosos e crianças pequenas, a doença pode evoluir para formas mais graves. Os especialistas explicam que a vacina é segura e eficaz e protege inclusive contra o H1N1.
Confira os locais de vacinação: