Dia D de vacinação contra Gripe Influenza acontece neste sábado, dia 10
Publicada em: 7 de Maio de 2025 - 16h29 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Vacinação ocorre neste sábado, dia 10, das 8h às 17h, em 13 unidades de Saúde
Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, Rio das Ostras, acompanhando a estratégia do Ministério da Saúde, promove neste sábado, dia 10, o “Dia D contra a Gripe Influenza”, em 13 unidades de Saúde do Município, das 8h às 17h.
O público-alvo da campanha abrange idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos e pessoas com deficiências permantes.
TRABALHADORES – Trabalhadores da área da Saúde, de transporte coletivo, dos Correios, portuários, professores e caminhoneiros também devem se vacinar, mas precisar comprovar o vínculo profissional.
Militares das forças armadas e profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade e pessoas em situação de rua também terão prioridade na vacinação.
É importante frisar que, nesse momento de circulação viral e de casos de infecção por vírus respiratórios, a imunização contra Influenza se torna fundamental para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, principalmente das crianças, gestantes, idosos e pessoas imunossuprimidas. A gripe é uma doença respiratória de transmissão aérea. Em casos mais graves, pode levar ao óbito, por isso a definição dos grupos prioritários para a vacinação.
INFLUENZA – A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza.
DIA D – No sábado, 10, as unidades que estarão abertas para a vacinação no Dia D, das 8h às 17h, são:
– Estratégia de Saúde da Família Nova Cidade
– Estratégia de Saúde da Família Âncora
– Estratégia de Saúde da Família Cantagalo
– Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana
– Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro
– Estratégia de Saúde da Família Rocha Leão
– Estratégia de Saúde da Família Mar do Norte
– Estratégia de Saúde da Família Recanto
– Estratégia de Saúde da Família Dona Edméia
– Estratégia de Saúde da Família Paulo Henrique Gussen – Clínica da Família (Âncora)
– Estratégia de Saúde da Família Operário
– Estratégia de Saúde da Família Nilson Marins
– Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa