O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Dia de Combate à Hipertensão mobilizou moradores

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Centenas de pessoas aferiram pressão arterial durante o evento
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Na programação do evento, a população participou de atividades físicas e lúdicas
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    O evento contou com orientação nutricional e exposição de produtos orgânicos e não industrializados
Publicada em: 27 de Abril de 2018 - 21h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto da equipe de saúde da Prefeitura aferindo pressão arterial de duas pessoas durante a ação na praça da cidade
Centenas de pessoas aferiram pressão arterial durante o evento Foto: Mauricio Rocha
Foto de Idosos durante atividade recreativa de mãos dadas com profissionais de saúde durante a ação na praça da cidade
Na programação do evento, a população participou de atividades físicas e lúdicas Foto: Mauricio Rocha
Foto de várias pessoas durante exposição de produtos orgânicos
O evento contou com orientação nutricional e exposição de produtos orgânicos e não industrializados Foto: Mauricio Rocha

Uma população mais atenta à saúde! Esse foi o resultado da mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial promovido pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. Centenas de pessoas participaram das atividades, que incluíram aferição de pressão, orientação nutricional e atividades físicas.

 “Estima-se que 25% da população seja hipertensa e muitos não sabem. A campanha teve o objetivo de lembrar à população o quanto é importante avaliar sua pressão e adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, ingerindo alimentos menos processados e mantendo uma rotina de atividades físicas”, explica a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andréa Viana.

Os integrantes dos grupos dos programas municipais de saúde de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e de Idosos, além do Grupo de Apoio ao Emagrecimento – GAE, participaram das atividades.

Mais de 200 pessoas puderam aferir a pressão arterial e , quando necessário, foram encaminhadas ao tratamento. Maria das Neves de Lima participa do Programa Hiperdia e recebe consultas de saúde e os medicamentos pela Rede Municipal.

“Além das consultas, eu gosto muito do grupo. A gente pode conversar, fazer atividade física, oficinas e aprender muitas coisas. É importante manter a saúde boa”, afirma Maria das Neves.

ALIMENTAÇÃO – A boa alimentação foi destaque. Especialistas em nutrição da Rede Municipal e da UFRJ-Macaé orientaram o público na palestra “O sal que ninguém vê”. Também houve exposição de produtos orgânicos da feira agroecológica.

O público também pôde conferir exposição de produtos artesanais produzidos pelos artesãos locais e integrantes dos grupos do Hiperdia e do Programa do Idoso.

Pesquisa no Portal