Dia do Ciclista é comemorado com passeio

• Foto: Jorge Ronald
    Os ciclistas vão percorrer os principais pontos da cidade
Publicada em: 15 de agosto de 2018 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os ciclistas vão percorrer os principais pontos da cidade Foto: Jorge Ronald

No próximo domingo, dia 19, Rio das Ostras comemora o Dia Nacional do Ciclista. A data permite uma reflexão sobre a segurança de quem pedala, seja como lazer ou locomoção até o trabalho. A importância das bicicletas como meio de transporte, principalmente pela economia de energia, também merece abordagem.

Para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, preparou uma programação especial com passeio ciclístico no domingo, a partir das 8 horas da manhã. Saindo da Área de Eventos em Costazul (antigo Camping), o percurso vai até a orla de Costazul, segue em direção a Praça José Câmara pela ponte de madeira, Boca da Barra e orla do Centro. Na volta, os ciclistas percorrerão a rua Jandira Pimentel, Avenida Linda, Ponte Washington Viana em direção ao antigo Camping, ponto de chegada do passeio.

Os organizadores destacam ainda que o encontro pretende mostrar a relevância do hábito de pedalar para a saúde, uma vez que essa forma de atividade física proporciona benefícios ao corpo e a mente dos ciclistas.
O número de bicicletas no Brasil é grande. São cerca de 50 milhões. Essa frota é utilizada, em sua esmagadora maioria, por trabalhadores que dependem desse transporte para trabalhar. Estes ciclistas rodam em média 50 minutos por dia.

O passeio ciclístico ainda terá a participação das Secretarias de Turismo; e de Segurança Pública, com utilização do efetivo da Guarda Municipal no apoio e organização do trânsito, além de sinalização das vias. Toda população está convidada a participar.

HOMENAGEM – O dia 19 de agosto foi escolhido para homenagear o ciclista Pedro Davison, um estudante de biologia, que morreu nessa data, no ano de 2006, quando foi atropelado enquanto pedalava em Brasília. O Motorista atropelador estava em faixa proibida para a circulação de veículos automotores e não deu assistência à vítima. Sua carteira de habilitação estava vencida.
A proposta da Lei aprovada pelo Senado relembra a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres, além de propor a data para movimentar diversos setores da sociedade na luta contra a violência no trânsito.