Dia Internacional do Idoso é celebrado em Rio das Ostras
Publicada em: 2 de outubro de 2019 - 10h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO Teatro Popular de Rio das Ostras estava com todas as cadeiras ocupadas na tarde desta terça, 1º de outubro. A data, que celebra o Dia Internacional do Idoso, foi marcada por apresentações artísticas dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras. Os idosos cantaram, dançaram, se encantaram com as poesias declamadas e renovaram as energias.
Para abrir a programação, o Coral Vaidoso, do Cras de Rocha Leão, cantou a música “A Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga. Em seguida, Maria Pacheco, uma das integrantes do Projeto, cantou músicas sertanejas, sendo aplaudida por seus colegas.
O prefeito Marcelino Borba prestigiou as apresentações e falou sobre a prioridade deste público na gestão. “Temos cerca de 15 mil idosos em Rio das Ostras e ter um olhar diferenciado para eles, que merecem diversão e arte, faz parte das nossas ações”, afirmou.
Com 84 anos, Dorvalina Barradas contou que tem vitalidade de sobra e que as atividades do Cras são muito importantes para sua qualidade de vida. “Eu lavo e passo roupa, limpo a casa, faço comida e coloco o lixo para fora. Realmente não paro e, sempre que posso, participo das atividades do Cras. Faz muito bem para a mente e para o corpo”, relatou.
Esmael Borges, de 62 anos, declamou um poema sobre as virtudes da fase idosa e dançou com mais duas colegas. “Por intermédio do Cras, eu participo de atividades como alongamento, hidroginástica e dança, o que me faz sentir muito vivo. Não pretendo parar porque tudo isso me deixa muito feliz”, disse.
A secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, esteve na abertura e lembrou o quão importante é promover a sensibilização da sociedade em relação ao idoso. “Vocês têm história e experiência de vida, sendo elas imprescindíveis para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, precisamos ouvir vocês, seus desejos, suas necessidades, para que a gente desenvolva políticas públicas que se adequem a realidade de vocês”, falou para os idosos presentes ao evento.



